sábado, 24 de dezembro de 2011

Afinal, O que é Natal ?

Chegamos a mais uma véspera de Natal, na virada desta noite bilhões de pessoas estarão pelo mundo comemorando essa data.

Aqui no Brasil, certamente a grande maioria das famílias estará reunida para um jantar especial em virtude desta data. Alguns terão uma mesa farta com um belo peru assado ao centro, outros terão apenas uma janta simples  e, quem sabe, um frango com farofa.

Eu nunca fiz crisma, catequese, comunhão ou qualquer coisa do tipo. Na verdade cresci ouvindo minha mãe falar sobre o natal e seu desprezo por essa data. Porém tive aulas de religião na escola e aprendi que esta é uma data cristã, onde se comemora o nascimento de Jesus cristo que venho para livrar a humanidade de seus pecados. A festa seria o aniversário de Jesus e a troca de presentes uma simbologia para representar o amor ao próximo e também alguma coisa relacionada aos os três reis magos.

Como Agnóstico e filósofo (filosofrasto para alguns) nunca aceito uma história como verdade absoluta, por isso prefiro estudar racionalmente os assuntos que me interessam ou incomodam, dialogar muito, errar as vezes e acertar quando preciso...mas nunca quero ser o dono da verdade... se assim quisesse eu estaria usando um livro preto como desodorante.

A escola e igreja nunca me contaram algumas coisas:

Originalmente o Natal (25 de Dezembro) era destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis). Este Natal era uma festa muito popular em Roma, cheia de orgias e bacanais, afinal o Deus Sol Invicto era o deus principal do império desde o ano 270 d.C. Com a “conversão” do império para o cristianismo a igreja cristã precisava achar um jeito de “converter” esta festa em algo coerente com a nova religião. No terceiro século d.C. o natalis invicti Solis foi oficialmente transformado na data em comemoração da vinda de cristo à Terra... Uma bela artimanha  para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e não acabar com festa. Ou seja, o natal não é o aniversário de Jesus de Nazaré.

Também não me disseram que o 25 de Dezembro...

 ...na mitologia celta é a data onde a “Mãe Terra” dá à luz a "criança Sol", que vem para anunciar um novo tempo...

...na Grécia antiga era comemoração do nascimento de Dionísio, deus do êxtase e do vinho.

...na Egito antigo era a comemoração do nascimento de Horus, deus do Sol.

...na Índia antiga era a comemoração do nascimento de Krishna.

...na Pérsia antiga  era a comemoração do nascimento de Mitras.

ETC...

Coincidências religiosas? Eu não acredito em coincidências, então entenda do jeito que quiser entender. 

Em fim, o natal me parece ser uma data de todos os credos...

Ainda existe aquele senhor de barba branca que viveu onde hoje é a Turquia, tinha pele morena, era bondoso com as crianças e vestias vestes de bispo... com o tempo ele foi ficando rechonchudo, branquelo, se mudou para o polo norte e passou a vestir vermelho (no estilo Thomas Nast, que foi que deu esta cor clássica para as vestes do bom velhinho) para trazer Coca-Cola bem geladinha para todo mundo.

Independente do credo, ou da falta dele, acredito que natal é uma data para estreitarmos o vínculo com as outras pessoas, e quem sabe odiar um pouco menos e amar um pouco mais. Acho que esse é o espirito! Uma pena ele estar decadente... A transformação desta data em uma data puramente comercial reflete a mesma decadência da “coca-colarização” do Papai Noel.

Este ano estou desempregado, minha esposa está grávida, o dinheiro está curto, não compramos presentes nem montamos arvore de natal... Estava caminhado com minha cadela, vi o alvoroço de gente na rua e pensei: “porque tanta agitação?”... “Ha, é”... “Hoje é véspera Natal, já ia me esquecendo!”
Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Um dos papeis principais dos filósofos eh tirarmos da sombra e nos mostrar a realidade.. Aceitar a realidade eh a grande dificuldade dos nao filósofos... Parabens

    ResponderExcluir
  2. Interessante.

    Mas afinal, aonde você quer chegar com isso?

    ResponderExcluir
  3. até hoje não conheci ninguém que tenha esquecido que dia que é o natal, aliás é impossível, com 2 meses (antigamente éra 1) de antecedência o pessoal já começa a enfeitar varanda, as lojas começam a vender bugigangas de natal, a coca cola de 3 litros aparece, tem que estar muito no fundo do poço mesmo pra não perceber, até os mendigos se aproveitam da data pra sair pelas ruas com aqueles gorrinhos vermelhos pra gente encher de moeda !!

    ResponderExcluir
  4. Sejam espertos, busquem sabedoria e não sosseguem em fazê-lo. Não ignorem nada.

    Chega de ignorantes nessa bosta de mundo.Parabéns Fabio, ótimo texto e atitude!

    ResponderExcluir
  5. Natal é o aniversário do papai noel.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Mas tu é chato pra caramba.

    Tinha que ser filósofo..., se Hitler ao invés de perseguir judeus e ciganos, perseguissem emos e filósofos, teríamos um mundo melhor.

    P.S. Não comemoro o Natal, mas acho uma falta de respeito nas vésperas, em um país onde 98% c omemora, vir uma notícia crítica sobre assunto...

    A propósito, seu blog é uma merda. Mande um abraço pro Kojima.

    Não li o texto, mas me deparei com o finalzinho, então desejo força, uma boa gestação pra sua mulher, e que venha o emprego e a prosperidade econômica.

    ResponderExcluir
  7. Eu não comemoro, mas minha família sim, eu só agradeço por comer de boa...
    Sou Ateu...então nem me importo com a data.

    ResponderExcluir
  8. Vamos comemorar, então, mais um feriado capitalista!

    ResponderExcluir
  9. 99% dos feriados cristãos foram adaptados de diversos festivais e comemorações de N religiões pagãs da Europa, foi uma forma de facilitar a conquista mundial.

    Porque será que existe ovos de Pascoa? Porque ovos de pascoa se chama Easter Eggs?

    Easter = Eostre = http://pt.wikipedia.org/wiki/Eostre

    Religion is a lie! (But a necessary one)

    ResponderExcluir
  10. Old...

    Ver Zeitgeist I, péssimo documentário por sinal.

    Gustavo S., não generalize. Há filósofos e filósofos. Há pessoas que encaram a filosofia como uma atitude de vida e há pessoas que consideram a filosofia como uma disciplina, assim como a biologia, a física, a matemática. Se Hitler tivesse caçado os filósofos durante a II guerra daria com os burros n'água ou mataria os pensadores que corroboraram com o nazismo, como Heidegger. Daria com os burros n'água porque grande parte dos maiores filósofos daquela época eram ingleses ou alemães e boa parte dos alemães fugiu para a Inglaterra ou para os EUA.

    Acontece que todos os filósofos acreditam que as pessoas, a despeito de suas crenças, não devem viver suas vidas acriticamente. Todas elas para os filósofos devem se perguntar sobre os fundamentos de cada uma das suas crenças de forma sistemática.

    Depois, se não fosse a filosofia, a ciência não teria avançado tanto nos países anglófonos. Alan Turing escreveu um de seus principais artigos num periódico filosófico e tratava de um tema filosófico que possibilitou a maquininha na qual você lê as notícias do Wii-Brasil. A obra "A origem das espécies" de Darwin é considerada uma obra filosófica, além de científica, por muitos filósofos. Avanços na ciência chamada Lógica foram feitos por notável filósofo, Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carrol e esses avanços na lógica possibilitaram avanços na ciência da computação.

    Por fim, há filósofos hodiernos que defendem a existência de Deus, defendem a santidade de Jesus Cristo, defendem a transubstanciação da carne e, apesar de eu ser ateu, os coloco entre os 10 melhore filósofos do mundo, porque o trabalho deles é muitíssimo sofisticado e bem fundamentado.

    Sem a filosofia não teríamos ciência... Qualquer cientista sensato reconhece a necessidade da filosofia para a sua área. Questões de fronteira em cada ciência são analisadas sob uma perspectiva filosófica, porque o papel da filosofia é levantar dúvidas sobre temas controversos e o papel da ciência é responder perguntas. Filosofia e ciência dependem uma da outra.

    Portanto, o mundo NÃO seria melhor sem filosofia.

    P.S. Quando disser a um filósofo que o texto que ele escreveu é ruim diga porque. O filósofo sempre espera uma discussão racional. Você só repetiu um preconceito que muitas pessoas têm, o que não o torna inteligente, mas IRRACIONAL, como muitas outras pessoas. Racionalidade não é uma marca de todos os seres humanos, só de alguns, os que se esforçam.

    Fica de presente de natal meu walltext. :-D

    ResponderExcluir
  11. Aqui no Brasil, certame"nte a grande maioria das famílias estará reunida para um jantar especial em virtude desta data. Alguns terão uma mesa farta com um belo peru assado ao centro, outros terão apenas uma janta simples e, quem sabe, um frango com farofa."

    Eu como frango com farofa no Natal!

    "Vamos comemorar, então, mais um feriado capitalista"

    Esta foi a frase de maior credibilidade do artigo inteiro! O mundo inteiro aproveita essa data comemorativa para ganhar dinheiro,e foda-se o significado. No que eu acredito: Que nao deva apresentar algum proposito, e sim voce olhar em volta, ver que as pessoas que importam estao do seu lado, celebrar algumas horas de felicidade!

    ResponderExcluir
  12. Os livros antigos, incluindo a bíblia, são os artefatos mais importantes de toda a raça humana. Foda-se religião, mas isso é um fato. Então religiosos demais estão tão cegos quanto esses ateus fudidos que ignoram 100% de estudos relativos à religião. É o fato, vocês estão trocando o problema da religiosidade por outra ignorância.

    ResponderExcluir
  13. "Natal atualmente é uma data extremamente comercial.", "O Natal cristão não passa de uma adaptação da Igreja Católica às crenças pagãs para facilitar a catequização."

    Certo... Onde está a novidade? Fatos como estes já são bem conhecidos atualmente.

    Acho importante questionar a validade de alguns costumes humanos, como a comemoração exagerada e muitas vezes hipócrita do Natal, mas, sério, não é o momento apropriado para tal. Antes de ser a representação do nascimento de Jesus e de tantos outros deuses e de ser época para ganhar e receber presentes, o Natal é visto por muitos como um momento de alegria, confraternização, reconciliação, e acho que este fator é o mais importante (apesar de muitas festas de Natal acabarem briga, mas fazer o quê, este é o homem em sua essência lol).

    Resumindo, acho válido as pessoas separarem uma época do ano para exagerarem na comida e na bebida, para festejarem, para saciar os prazeres mundanos. Afinal, a realidade dos dias de hoje é tão cruel que escapar dela com a "magia do Natal" é um direito do ser humano, e uma boa forma de manter a saúde mental.

    ResponderExcluir
  14. Feliz natal também pra ti e tua família Andréa Beheregaray ! Postei lá no blog também!

    ResponderExcluir
  15. Gustavo= Quero chegar a lugar nenhum... é apenas meu jeito desejar um Feliz Natal afinal essa é uma data para estreitarmos o vínculo com as outras pessoas, e quem sabe odiar um pouco menos e amar um pouco mais.
    Osmildo= A questão não é esquecer o natal, mas sim não ficar eufórico como a maioria das pessoas, bem como não esquecer o verdadeiro espirito, como a maioria das pessoas faz.
    luiz gustavo= infelizmente a maioria se acha esperto sendo ignorante.
    Obrigado pela força.
    João Vitor= Obrigado, realmente Papai Noel existe! XD
    Gustavo Santin= Não preciso dizer nada o Eduardo Santos falou tudo... claro que todos tem o direito de falarem o que pensam. Pra mim, se a pessoa não estiver se escondendo atrás de uma identidade anônima, ou de um fake... pra mim é válido...mas como filósofo, realmente fico triste, pois este tipo de postura nunca acrescenta nada à conversa. Tudo que escrevo não tem compromisso com a verdade... Mas se surgem comentários construtivos que possam melhorar minhas ideias, dai sim eu fico muito feliz.
    Thiago Seroy= Sim Natal não tem a ver com religião! Feliz Natal para todos os credos!
    Lucas Bitencourt= Natal não é só capitalismo, nem cristianismo... é isso que quis falar. Abraços.
    Bruno Junqueira= Seria muito bom se todos os religiosos tivessem uma visão mais racional sobre sua fé... mas julgo que o “ocultismo” faz parte do jogo religioso e suas “verdades absolutas”...uma pena...
    Eduardo Santos Cruz = Devo ou não devo assistir Zeitgeist ??? o que vc me recomenda, amigo? O Gustavo, se não for fake, me parece só mais um reacionário querendo causar impacto na internet, porém sem ostentar nem um misero blog de receitas para acrescentar qualquer migalha de conhecimento para mundo... não julgo ninguém... tenho pena... Fora isso, teu walltext ficou fantástico! Terei que posta-lo em meu blog! Hehehe! Adorei o presente!
    luiz gustavo= Por isso eu sou agnóstico deista, O ateísmo sempre carrega uma verdade absoluta, a que Deus não existe, por isso não sigo esta postura... em minha casa tenho os livros sagrados de todas grandes religiões, estudo todos racionalmente e isso me dá muito prazer e recompensa.
    Carlos Alberto= Este é o momento adequado sim... pois muitos estão falando sobre o natal, mas poucos estão refletido sobre o assunto  e como escrevi no final do texto, “Independente do credo, ou da falta dele, acredito que natal é uma data para estreitarmos o vínculo com as outras pessoas, e quem sabe odiar um pouco menos e amar um pouco mais. Acho que esse é o espirito!” abraços !

    ResponderExcluir
  16. Ótimo texto.
    As informações estão bem claras.

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto, concordo com tudo que você disse, mas aposto que muitos religiosos vão discordar pois vão negar que o natal era originalmente uma festa pagã.

    ResponderExcluir
  18. Também achei.

    E, uma partezinha resumiu meu pensamento:
    "Independente do credo, ou da falta dele, acredito que natal é uma data para estreitarmoso vínculo com as outras pessoas, e quem sabe odiar um pouco menos e amar um pouco mais."

    ResponderExcluir
  19. "Independente do credo, ou da falta dele, acredito que natal é uma data para estreitarmos o vínculo com as outras pessoas, e quem sabe odiar um pouco menos e amar um pouco mais."


    Exatamente isso.

    Texto ótimo. Espero que mude o pensamento de muitos.

    ResponderExcluir
  20. Por conseguinte, o desafiador cenário globalizado prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes dos meios de comunicação, The Media, o fator condicionante da interdependência virtual. Por outro lado, a univocidade da substância imanente institui o Complexo de Édipo, ordenando o sujeito com seu desejo e o interdito, em função da fundamentação metafísica das representações. Segundo Heidegger, a estrutura atual da ideação semântica exige a precisão e a definição do investimento em reciclagem ideológica.

    Ora, essa teoria é constituída como uma antropologia: o novo modelo estruturalista aqui preconizado se apresenta como experiência metapsicológica, devido à impermeabilização do movimento in loco da desterritorialização indiscernível. Por fim, na sequência dessa espécie de introdução, o mundo líquido em que vivemos garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos conhecimentos a priori.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do texto, concordo com seu argumento principal, sobre o que é o natal.

    ResponderExcluir
  22. Compartilhei no facebruik. Simples e direto.

    ResponderExcluir
  23. Goiano= Obrigado! Ao contrário de alguns filósofos, busco ser sempre o mais claro possível. Muitas vezes isso sacrifica minha argumentação e sou julgado de filosofrasto, mas não me importo. Fico mais feliz em fazer uma filosofia simples e instigante que qualquer pessoa possa ler e refletir.
    VLuiz= Estes são os pseudo-religiosos . Está cheio deles por ai, fique atento para fugir.
    Fabbrini20= Este é o verdadeiro motivo para a festa de 25/12.. o reto é decadência.
    Kenny= Obrigado,... Se não der pra mudar ninguém... tomara que eu tenha conseguido dar uma “dorzinha de barriga” nos que leram e não gostaram.
    Ay'Kie= Afff... Filósofos de poltrona, escrevem muito para falarem pouco. São sofistas de luxo. Sócrates se revira no Hades. ,
    Tensai = Obrigado! XD
    DougKbox= O Facebook tem se mostrado uma ferramenta multiplicadora e geradora de ideias fantástica! Se todos puderem curtir este site www.filosofiahoje.com e compartilhar as nossas ideias, será muito legal!

    ResponderExcluir
  24. É realmente mto improvável que Jesus Cristo tenha nascido 25 de dezembro, já que não se tem a data exata, não se pode afirmar com certeza que não foi, mas o mais provável é que realmente não tenha sido.

    Mas o que importa para qq cristão é que Ele nasceu, e é exatamente isso que nós comemoramos.


    Para o comércio o natal é como a pascoa, o dia das mães, o dia dos pais, o dia do amigo, o dia dos namorados, etc.
    Uma boa oportunidade de bom rendimento, o que eu nem considero condenável.
    E quem consome produtos nem deveria ser tão cara de pau de ficar falando contra consumismo e capitalismo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.