segunda-feira, 6 de julho de 2020

O que é filosofia na inclusão do autismo?



Lic. em filosofia – Luan De Oliveira (Autista Asperger)

Meu caros leitores e leitoras do blog do professor Fabio Goulart é uma alegria imensa poder escrever este material neste blog de renome na filosofia, isso me deixa feliz. Agradeço quem for ler. Este texto é uma forma que achei para fazer um agradecimento grande pra todos vocês.

Bueno, começando com uma linguagem gauchesca, este texto que resolvi escrever para o blog do meu colega filosofo Fabio, deixa claro que vou falar de filosofia e inclusão, mas por que falar disso? Porque este texto foi feito por mim que sou filosofo e também sou o primeiro na américa latina formado em filosofia com síndrome de Asperger (um grau leve do autismo, que entre outras coisas gera uma maneira diferente de se relacionar com o mundo por meio da linguagem).  Cheguei até aqui e estou como licenciado em filosofia com orgulho em poder ajudar na formação neste material e com isto ajudar vocês a falarmos isto, com carinho e dedicação extrema.

Neste texto me baseio em autores como Nietzsche e outros da filosofia contemporânea. O que me chamam atenção é ver na inclusão um tema que a educação aborda com clareza por pedagogos e sociólogos, a filosofia está iniciando através da neurociência e da filosofia da mente, vinda Frege de um contexto novo que se chama Cognição Alternada, e um principio que vimos em Freud na filosofia da mente e na questão se chama o livro dos sonhos como a priori cognitiva, seria como vimos também em livros da filosofia Stuart Mill, Freud, também em Paul Singer e demais autores da história comportamental. Com isto a filosofia não seria igual como estes princípios elementos na inclusão e colocarmos cognitivas visões como o cérebro pensa, e os estímulos autistas e cognitivos estão acima da mente? Um estudo realizado atualmente mostra que alguns autistas têm princípios mais rápidos, vamos aqui trazer uma forma nova com isto , fico claro que não sou filosofo da mente, mas leio e sigo outra vertente, atualmente sou utilitarista e analítico. Voltando que estamos apresentando que o autismo está entrando mais alunos com esta síndrome como por exemplo: Asperges como eu. Nós temos uma rapidez para estudar muito este tema, com base que vou pôr abaixo alguns tópicos onde têm este assunto e todos se desenvolverem com mais clareza.

Concluímos este texto com um recado: olha se tu conheces um autista, incentiva, porque a formação dele será muito a frente do que podes imaginar. Ele lutara pela filosofia e pelo autismo, que serão pilares não só de hoje, mas de sempre e teremos vitorias e garantias e com isto a prova disto e está: foto.
Dia da minha colação de grau- dia – 06/03/2020.


Artigos sobre autismo.


estes são alguns que existem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.