sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escola de Frankfurt - Primeiros Passos e Estudos

Para quem deseja iniciar seus estudos sobre a Escola de Frankfurt, a bibliografia varia de acordo com o interesse. Pensando nisso, fiz uma pequena escala de dificuldade de acordo com a motivação que cada um tem para se inteirar sobre o assunto.
"Curioso": Quem não sabe praticamente nada sobre a Escola de Frankfurt, e se interessa em saber que movimento filosófico foi este por curiosidade, ou sem pretensões acadêmicas, recomendo os seguintes livros que são facilmente encontrados na Internet.
"Escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo" de Olgária Matos. Extremamente didático e pontual tematicamente, além de ser "leve" e bem simples de ler e compreender.
" Escola de Frankfurt" de Giovanni Reale e Dario Antiseri, presente no volume de História da Filosofia Contemporânea. Apesar de ser superficial, como todo livro de história da filosofia, ele oferece um panorama bom sobre o tema.

"Introdutório: Para quem já teve algum contanto com alguma obra dos autores da Escola de Frankfurt, ou já tem algum conhecimento sobre filosofia, recomendo o livro de Martín Jay, intitulado "La imaginación Dialéctica: una história da Escuela de Frankfurt".Apesar de ser criticado pelo déficit de conhecimento sobre o marxismo, o autor consegue ser introdutório e profundo ao mesmo tempo, coisa que é difícil em filosofia.
Há também uma obra formidável chamada "Totalidade & desagregação: sobre as fronteiras do pensamento e suas alternativas", de Ricardo Timm de Souza, que atualmente está disponível eu seu blog. Trata-se de um texto que apesar de não ser exclusivamente sobre a Escola de Frankfurt, oferece uma leitura profunda e aguçada sobre o tema.
Há também as obras de Rodrigo Duarte, maior conhecedor de Adorno no Brasil, mas destaco a chamada "Dialética do Esclarecimento" da coleção filosofia passo-a-passo, que introduz pontualmente sobre a obra mestre deste movimento filosófico.

Avançado: É claro que nada substitui a leitura dos textos escritos pelos próprios membros. Mas tal leitura exigirá tempo e paciência no começo. Portadores de um conhecimento histórico, filosófico, psicanalítico, estético, sociológico, etc., os autores da Escola de Frankfurt assustam os desavisados. Recomendo as seguintes obras: "Dialética do Esclarecimento", de Adorno e Horkheimer. Teoria crítica e teoria tradicional" de Horkheimer. A coletânea de ensaios de Benjamin, sobretudo "Mágia,arte, técnica e política". "Minima Moralia" de Adorno. "História e consciência de classe" de Luckás. "Eros e civilização" de Marcuse.

É claro que existem outras obras importantes, mas creio que com a leitura destas, você poderá ter uma boa base de conhecimento. (Filósofo Jeverton Soares Dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.