terça-feira, 2 de abril de 2013

MÍDIA TRADICIONAL x MÍDIA SOCIAL - Opinião Filosófica #1


Autor: Dr.Agemir Bavaresco [1]

Seria a mídia apenas um instrumento de manipulação? Por que a mídia manipula? Quais os interesses da mídia? Será que a mídia quer enganar os cidadãos? É possível uma opinião pública emancipadora? Qual é a utilidade de uma opinião cidadão? São as mídias sociais um espaço público emancipador?

O linguista Noam Chomsky elaborou uma lista das "10 Estratégias de Manipulação" através da mídia: 1. A estratégia da distração. 2. Criar problemas e depois oferecer soluções. 3. A estratégia da gradualidade. 4. A estratégia de diferir. 5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. 6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. 7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. 8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. 9. Reforçar a autoculpabilidade. 10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. Esta lista faz um diagnóstico correto de como a mídia pode manipular a opinião pública. Pode-se constatar que muitas dessas estratégias continuam sendo usadas pela mídia. E sabemos que elas atendem a interesses específicos, tais como econômicos, ideológicos, políticos, culturais etc.
Se de um lado há a possibilidade de manipulação exercida pela mídia, de outro há a uma progressiva experiência de emancipação da sociedade. Esse fenômeno emancipador é constatável pela inovação das mídias sociais. Essas ferramentas permitem que os cidadãos expressem sua opinião. Em face da opinião da mídia há a opinião das mídias sociais.
As mídias sociais (social media) tratam da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Esse processo significa a produção de muitos para muitos através das ferramentas tecnológicas que dão suporte as redes sociais. Essas "ferramentas de mídias sociais" permitem a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitam a publicação de conteúdos e opiniões de qualquer cidadão. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação projeta perspectivas de novos conteúdos, construindo histórias plurais e opiniões complexas para sociedades democráticas [2]. Em que medida as mídias sociais podem superar as “10 Estratégias de Manipulação" da mídia apontadas por Chomsky?



[1] Professor Programa de Pós-Graduação FILOSOFIA PUCRS.
[2] Cf. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Manual de orientação para atuação em Redes Sociais, 2012, p. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.