terça-feira, 5 de março de 2013

Immanuel Kant - O que é o Iluminismo (Esclarecimento)

**Assista, Compartilhe, Clique no Gostei. Adicione o vídeo aos favoritos e inscreva-se no canal! Faça isso se gostou e deseja me ajudar a continuar este trabalho. :) RESUMO:
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade de que ele próprio é culpado. Passado mais de duzentos anos do iluminismo europeu a humanidade em vez de entrar num estado verdadeiramente humano, se afunda sempre em uma nova espécie de barbárie. Somos adestrados de tal forma que faz com que mesmo após termos deslumbrado nosso esclarecimento jamais possamos efetivá-los na prática. Chegamos ao século XXI e os homens nunca foram tão escravos de seus mitos quanto hoje são. Isso porque concederam o status de natural às suas próprias invenções. Neste trabalho são analisados três pontos chaves para entendermos o esclarecimento sua intenção, pretensão, sua não concretização, seus efeitos sobre a vida humana, etc. sendo eles: 1º A intenção do esclarecimento tem a ver com liberdade e não com seu contrário; 2º O esclarecimento é um projeto  que vai muito além do período do iluminismo europeu; 3º O esclarecimento pretensiosamente subjuga todos projetos anteriores da razão se pretendendo como "o projeto definitivo da razão humana". Por isso acabou abrindo a possibilidade ser falsificado, gerando assim justamente seu oposto aos homens.
Palavras-Chaves: Esclarecimento. Razão, Falsificação, Intenção, Pretensão.
*CLIQUE NO LINK E LEIA O ARTIGO COMPLETO: http://www.filosofiahoje.com/2013/01/a-intensao-e-pretensao-do-esclarecimento.html

-------------------------------------
Blog: http://www.filosofiahoje.com/
Face: https://www.facebook.com/FilosofiaHoje
Twitter: http://twitter.com/fabiogoulart_gt
Google+: https://plus.google.com/u/0/103330374230250663726
You Tube: http://www.youtube.com/user/FilosofiaHoje/
-------------------------------------

-Vídeo do Vlog 100% original
-Música original minha e da minha banda disponível em http://www.youtube.com/watch?v=DrWvelMsBB0
***Tudo sob Licença padrão do YouTube e Creative Commons - 2.5 Brasil License. http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/br/
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Poxa Fabio, que legal! Que iniciativa bacana! Estou estudando Sociologia Contemporânea e intrigada com as teorias sobre o indivíduo em sociedade atuais e os ideia de reflexividade!!! Este texto do Kant não tem como escapar para qualquer ciência das humanidades!!! Parabéns pela clareza do texto e a coerência nos exemplos! Sem dúvida, tem-se esclarecimentos diversos por aí, nos "corações e mentes", mas vivemos em sociedade não é mesmo!? Ando confiando é nas incertezas... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter incertezas é ótimo! As certezas que são perigosas... Este texto kantiano é muito saboroso! Aprecie sem moderação ;)

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.