sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Fim do Mundo em 21/12/2012 - O Som da Verdade #10


Fico muito feliz em apresentar o post de número 10 de O Som da Verdade, aqui no Filosofia Hoje! Peço que leiam TODO o texto e tirem suas próprias conclusões respeitosamente, não é uma imposição, é apenas uma opinião, uma reflexão sobre este polêmico assunto, só isso.

Uma Reflexão: Estava pensando aqui, sobre o assunto do momento, do dia e do ano:               
O Fim do Mundo em 21/12/2012.

Em minha opinião, nunca podemos ter cem por cento de certeza, se alguma coisa vai acontecer ou não. Sempre há cinquenta por cento de chance para cada lado, para alguma coisa acontecer e para mim, não seria diferente com 2012.

Este assunto já “encheu a paciência, eu sei, mas isso ocorreu pela forma que foi abordado”. Com este “marketing” tendencioso o tempo inteiro. Certas coisas eu acho engraçado e a piada que é inteligente eu até compartilho (todos tem o direito de fazer a sua), como fiz com algumas vezes sobre o assunto, acho até saudável. Mas o que me assusta e irrita é ver que todo e qualquer assunto no Brasil vira mais do que uma piadinha irônica e despretensiosa, tem que ser mais, tem que ser deboche, chacota!

Falar que os Maias fizeram qualquer previsão para o final do Mundo em 2012 é ofender quem conhece um pouco sobre eles (As sete profecias Maias, falam sobre o fim de um ciclo e fala o fim da espécie pensante como uma metáfora, não são diretos e o fim do calendário é o fim de um ciclo, da mesma forma que ocorre para nós em nossos calendários).

Quem fez "previsões" sobre o fim do mundo, foi Nostradamus e mesmo ele, não é direto em suas centúrias de quadras, codificadas, ou seja, cada um entende o que quiser e como quiser.

Existem muitas profecias relacionadas a esse fato e ao ano de 2012, mas nenhum dos dois (Maias, ou Nostradamus) falaram isso diretamente. O argumento “estranho” que foi adotado pelos “estudiosos” adeptos desta teoria é a coincidência da data, com algumas histórias, conhecimentos astronômicos, teorias e profecias de vários povos, o alinhamento galáctico, tempestades solares e muitos chegaram à mesma conclusão para esta data, e só por isso o assunto cresceu tanto.

Algumas pessoas juntaram tudo isso e criaram esta interpretação de fim do Mundo. Mas não são provas, são especulações escatológicas e só isso, assim como as “Teorias de Conspiração”, são teorias, em sua maior parte especulação sem muitas provas físicas, científicas.

A NASA mesmo tratou o assunto com certa seriedade e emitiu uma nota oficial informando que não havia nenhuma evidencia que o mundo acabaria em 2012 e desmentiu as especulações, mas que várias coisas eram reais, tais como: Tempestades solares de dezembro de 2012, que tendem a ir de dezembro de 2012 até maio de 2013 e não serão tão fortes assim na opinião dos especialistas.

Mas no Brasil a preocupação, não é tranquilizar as pessoas, instigar a estudarem, ou mesmo desmentir as especulações, mas sim fazer chacota com o assunto, para alimentar os programas de televisão.

Mas não só com O Fim do Mundo, com os Políticos, com a Corrupção, com a Economia, com a Copa. Será que tudo é palhaçada? Tudo é deboche? Nada é levado a sério? Sobra pouco para reflexão ou para diálogos sérios sobre quaisquer assuntos, usando o argumento e respeitando as opiniões alheias. Viram os bordões do povo, o exercício da repetição do que assistem na televisão.

Ficam duas perguntas:


Como será o seu 22/12/2012?

E qual sua opinião sobre o assunto?

(Queremos saber sua opinião, seus argumentos sobre o Tema).

Apenas para ilustrar, caso queria saber mais sobre o assunto, seguem as principais teorias sobre o assunto:

Fenômeno 2012
As 7 Profecias Maias
Nostradamus
Profecias dos Índios Hopi:
Profecias e Teorias do I Ching
Profecias Hindus o fim do Kali Yuga: 
Previsões do Web Bot: 
Nasa –12-21-2012 Just Another Day:  
Other Prophecies of 2012, and the end of World: http://iamdarky.wordpress.com/2011/05/09/prophecies-of-2012/

Autor: Fábio Fleck

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. MUITO BOM ESSE TEXTO, FLECK. RESPONDENDO AS PERGUNTAS, EU FAREI TUDO NORMALMENTE, COMO FOI PLANEJADO, E MINHA OPINIAO E QUE, EU PRECISO ESTUDAR MUITO O ASSUNTO DE FORMA CRITICA PARA MELHOR ME INFORMAR, ENQUANTO ISSO, EU NAO ACHO QUE IRA ACONTECER, POREM NAO DUVIDO QUE ISSO ACONTEÇA, TALVEZ UM DIA, POIS COMO FOI DITO ACIMA, ''NAO E POSSIVEL TERMOS 100% DE CERTEZA, POIS 50% PODE SER FALSO ASSIM COMO PODE SER VERDADEIRO''. VLW, OTIMO POST.

    ResponderExcluir
  2. Eu pesquiso o tema há um tempo... Sete profecias Maias é Maianismo New Age, junto com sexta raça, é outra história. Hahaha. Se formos nos focar na parte científica, não dá pra afirmar nada relacionado à Maianismo. Bem, poderiamos afirmar que o retorno de Quetzalcoátl está previsto pra hoje/amanhã, de acordo com os brothers Maias. XD

    Já Nostradamus é outra longa história. Acho mais dificil nos aprofundarmos nos temas falando de uma forma aberta. E realmente, é algo que merece atenção sim. Não devemos simplesmente achar que tudo é besteira e ignorar.

    Um abraço, Carlos Matos.
    http://www.fb.com/CEPMatos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.