terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Brasil e as LEIS PARA INTERNET - O Som da Verdade #9



Hoje vamos tocar em um assunto novo e difícil: LEIS PARA INTERNET.
Cada vez mais a democratização virtual é alcançada através de diversas possibilidades que a internet proporciona. 

Você consegue baixar vídeos, filmes, seriados, músicas, programas, livros, TUDO e de graça.
Para pessoas que detém um conhecimento mais avançado sobre tecnologia isso é excelente, pois antigamente, ao mesmo tempo onde a cultura era algo muito mais difundido e aceito por todos, era também muito caro e menos acessível.

Passado o período de ditadura e também o período de pós-ditadura no Brasil, chegou o período de equilíbrio econômico, onde para chegar até ele, nossa moeda foi alterada por sete vezes até chegar a uma estabilidade, que ainda assim por um bom tempo permanecia ameaçada pelo mercado internacional, porém hoje já anda em  fase de fortalecimento.

Adentramos então no desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil, o qual estamos vivendo hoje, isso aumentou não apenas a aquisição de computadores, mas também a assinatura de serviços de internet, o que é cada vez mais popular e mais simples.

Esta expansão do uso e desenvolvimento da tecnologia, principalmente no que diz respeito à internet é mundial, mas de fato nosso país, é um dos mais conectados, os que mais usam e se comunicam via internet.
Porém, todo este movimento mundial, fez com que todos os tipos de pessoas, com as mais variadas intenções e pensamentos se conectassem ao mundo virtual e isso gera um problema, no sentido de como ser algo novo, ninguém sabe ao certo como agir no a respeito do que é e o que não é permitido nesta rede.

É necessário considerarmos que como se trata de um novo meio de mídia e comunicação a forma de como os usuários interagem é totalmente diferente do que em outros meios e por este motivo precisa de leis específicas para ela.

Recentemente tivemos noticias sobre as errôneas decisões tomadas pela justiça brasileira, como a prisão de Fábio Coelho Country Director Brazil do Google, por fatos irrelevantes, algo totalmente extremo. Ou seja, além de especifico deve ser algo justo e proporcional também.

Atualmente, existem milhares de discussões no sentido do compartilhamento de ideias e custo de serviços via internet, pois por mais incrível que pareça o que aparentemente parece extremamente caro na internet, pode na verdade ser gratuito e o que pode parecer algo demasiadamente barato pode ter um custo surreal e este é rumo que a internet tomou e vem tomando cada vez mais e não é algo ruim.

O que não pode ocorrer é uma DITADURA VIRTUAL, ou ainda uma monopolização do conhecimento ou do fornecimento, tanto da cultura, como do entretenimento. 

Existe uma proposta para criação destas leis, que se chama Marco Civil da Internet.

A esperança é que este projeto siga adiante e que consigamos uma legislação justa.

Você pode ler mais sobre o Marco Civil da Internet em: http://culturadigital.br/marcocivil/

Autor: Fábio Fleck  
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Concordo que não deve haver uma ditadura virtual. Penso, porém, que deveria haver alguma lei que regulamente o uso deste nosso poderoso e importante instrumento, para que não sejamos vítimas de nosso próprio "excesso de liberdade".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.