sábado, 1 de setembro de 2012

Intelectualidade de uma loira: A felicidade na percepção de Schopenhauer

Texto enviado por nossa leitora @ Cinthia Machado 

Num estudo sobre Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (1788-1860), achei uma expressão que se iguala a minha verdade sobre essa busca incessante da raça humana pela felicidade. 

“É mais feliz aquele que consegue viver sem grandes sofrimentos do que o outro que vive cercado de alegrias e prazeres. (...) O tolo vive perseguindo a alegria da vida e acaba ludibriado, enquanto o sábio procura evitar o mal”

A linha pessimista (realista) do pensador só foi reconhecida nos últimos anos de sua vida, apesar de toda a potência cultural que carregava. Para a filosofia schopenhaueriana, o homem seria essencialmente vontade, desejo. Por desejar sempre mais, passaria a ser movido por insatisfações constantes, o que resulta no ponto inicial do texto. Talvez você, que lê esse texto agora, tenha parado um pouco para refletir se existe realmente uma felicidade lá na frente, uma felicidade plena e alcançável ou talvez pense que é impossível ser feliz, que a felicidade contínua não existe e que esse pensamento é uma representação de mundo ilusória. Desviar dos obstáculos ou mesmo enfrentá-los; o sofrimento, os erros são fatores indispensáveis ao amadurecimento da personalidade do ser humano, é a etapa que antecede a aprendizagem.

 “A infelicidade é a norma”, é a regra geral.





Originalmente no blog: http://intelectualidadedeumaloira.blogspot.com/

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. COMPARTILHE e CURTA Filosofia Hoje ! Participe também do blog www.filosofiahoje.com Nos ajude a continuarmos nosso trabalho de sempre levar até você conteúdo de qualidade para sua reflexão diária, basta clicar no link e depois em VOTAR http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=12147235 juntos vamos ganhar o Top Blog 2012 :)

    ResponderExcluir
  2. A FELICIDADE, SAO OS BONS MOMENTOS VIVIDOS POR NOS. SE A VIDA NAO TIVESSE OBSTACULOS, TRISTEZAS, DESAFIOS, NAO TERIA O MENOR SENTIDO. POIS TEMOS QUE APRENDER CORRINDO OS ERROS. POIS A MELHOR ESCOLA, E A VIDA.

    ResponderExcluir
  3. Realmente; a felicidade contínua é uma utopia, correr atrás da felicidade nos causa mais infelicidade!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.