sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Brasil um país de analfabetos Virtuais - O Som da Verdade #7




Infelizmente vivemos um degradante período no Brasil chamado analfabetismo virtual.

Os analfabetos virtuais, que são aqueles que não sabem nada e não fazem ideia sobre o que seja.

E os analfabetos virtuais funcionais, que até sabem, mesmo que pouco, mas não aplicam o que sabem, nem buscam entender o porquê, ou como funciona isso.

Até ai tudo bem, pois o país está melhorando em vários sentidos, em constante crescimento principalmente financeiro e a esperança é que este cenário mude e fique cada vez melhor.

Mas o maior problema em relação ao desconhecimento atual, não é por parte dos usuários de internet no geral, mas sim das autoridades e de nossas leis.

Recentemente o Presidente do Google Brasil foi preso por uma descabida e desinformada decisão judicial.

Na noite da quarta-feira, dia 26/09/2012, A Polícia Federal expediu um mandado de prisão contra Fábio Coelho, na condição de representante do Google no Brasil, que se recusou a retirar dois vídeos do Youtube, considerados ofensivos ao candidato a prefeito Alcides Bernal do PP, mesmo após decisão judicial determinando que os vídeos saíssem do ar.

Em decisão do último sábado, o juiz Amaury da Silva Kuklinsky, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), manteve a ordem de prisão. O pedido de prisão de Coelho e a suspensão do acesso aos sites do Youtube e do Google no Estado —também mantida— já havia sido determinada pela primeira instância da Justiça Eleitoral. O Google recorreu, mas Kuklinsky manteve a sentença.

De acordo com o juiz, apesar de ser um “espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação”.

O Google afirmou que recorre da decisão, porque “sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo do site”.

Mas sejamos coerentes e vamos tentar entender o que é o Google e o que é o You Tube, estas são plataformas virtuais, livres, públicas, sem custos para os usuários, um dos maiores adventos da internet, sem dúvida uma das invenções mais sensacionais de todos os tempos, as quais o próprio governo não conseguiria disponibilizar para a população, se hoje temos acesso à informação e aprendemos milhões de coisas por segundo, precisamos parabenizar o Google.

As formas de comunicação evoluem com o tempo, tivemos o livro, o cinema, o jornal, o rádio, a televisão e agora temos a internet.

Você alguma vez em sua vida pensou em achar qualquer coisa em uma pequena busca na velocidade de um clique? Antes da invenção Google? Já reparou que você pode pesquisar sobre tudo e ter acesso a vários tipos vídeo aulas no Youtube por exemplo. Hoje em dia a metodologia de ensino EAD só é possível com a qualidade que tem devido à internet, do contrário seria apenas um sonho.

Nossas leis estão defasadas e não existe uma legislação específica de bom senso sobre internet, ela é outro mundo que disponibiliza a informação de forma inacreditável e o melhor, sem custos, nós precisamos lutar por uma legislação de internet que faça sentido e os juízes que farão a analise dos casos precisam saber e conhecer sobre informática e internet, pois do contrário é pura perda de tempo.

O uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido? Nada impede que o autor seja punido e não o “publicador” do conteúdo, pois ele não é cumplice, pois não necessariamente concorda com a publicação e o que vale é a liberdade de expressão.

Muitas coisas no Brasil são confusas e a desigualdade é muito grande em todos os sentidos e isso é de indignar a qualquer um e não podemos aceitar isso de forma alguma.

Palavras de Fábio Coelho (presidente do Google Brasil): “ Ironicamente, o usuário que publicou um dos vídeos acabou por removê-lo e fechou sua conta no YouTube – esse é apenas um exemplo dos efeitos intimidatórios do episódio para a liberdade de expressão”.

Tivemos vários episódios irônicos nos últimos tempos, como o fato da Carolina Dieckmann processar o Google pela “divulgação de suas fotos nuas”.

Cláudio Gonçalves Pereira PRESO na cadeia de segurança máxima de Bangu I por roubar um frango?
Thor Batista MATOU um ciclista com diversas multas e está solto e dirigindo?
Diego Cardoso de Souza e Márcio Almeida dos Santos, PRESOS sem terem cometido crime algum?
ECAD quer COBRAR blogs que embutem vídeos do Youtube?
Presidente do Google PRESO

Não dá para acreditar!

Que país é Este?

Alguém notou algo? Precisamos uma reforma de conceitos e de valores urgente...

Você não acha? Temos muitas perguntas e queremos saber a sua opinião sobre este tema tão abrangente.


 Autor: Fábio Fleck
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Antes da invenção do Google já existia internet e outras plataformas muito boas! Tem gente que pensa que a internet e os sistemas de buscas são coisas recentes! tsc tsc! E por mais extraordinario que seja qualquer veiculo de comunicação e midia, ele tem que ter responsabilidades e se adequar as leis de cada nação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que contraditório Sr.Anônimo? Você fala em "se adequar as leis de cada nação" porém age contra a constituição federal brasileira ao publicar sua opinião permanecendo em anonimato. hehehe. Respeito a seu ponto de vista, mas sou completamente contrário a ele e estou do lado do Google. O YouTube não tem nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo que os usuários postam, se um usuário for suficientemente idiota ao ponto de postar conteúdo ofensivo ele deve ser penalizado (não o Google), bem como se um governo for idiota suficiente para "censurar a opinião de alguém na internet" este governo deve fazer isso contra a pessoa que opinou ou postou um vídeo, nunca contra o Google ou qualquer outro provedor. Isso se chama Analfabetismo Virtual. Pesquise sobre o que é o youtube e como ele funciona e veraz que em nome de valores maiores como Privacidade e Liberdade de Expressão eles não tem como censurar um vídeo sem agir contra princípios éticos que tanto zelamos.

      Excluir
  2. Olá Anônimo, Obrigado por seu comentário. Sinta-se à vontade para expor sua opinião, entretanto, permita-me apenas esclarecer que de fato antes da invenção do Google haviam sim plataformas muito boas, as quais nenhuma se compara de forma alguma com o Google desde sua invenção em 1998. Após exatos 14 anos os buscadores que conseguiram sobreviver, continuar atuais e aguentar a tecnologia, tais como Yahoo e Bing, hoje são plataformas sem atrativos e dificeis de de fazer uma busca, ou indexar um site. Sabemos que os sistemas de buscas nasceram antes mesmo da internet como é hoje, pois eles estavam presentes nas primeiras intranets das faculdades, como a de Harvard e os sistemas atuais de busca foram criados nos anos 80 dentro das faculdades, muito do embrião dos buscadores hoje foi idealizado pelo Yahoo baseado em uma busca simples com palavras chaves, dentro da idéia de um "HTML" puro. Agora é necessário esclarecer que o método de pesquisa do Google é milhões de vezes superior a qualquer um, com um motor de busca, um robô de indexação, com sistema de SEO e otimização de conteúdos, inclusive com reconhecimento de imagens, deixando as Key Words uma forma totalmente secundária de pesquisa. Além disso, o Google hoje não é só um buscador, mas sim um Provedor de conteúdo universal e com a maior disponibilidade e conhecimento de conteúdo regional para cada país que existe, também é um veiculo de comunicação e mídia como você citou e tão surpreendente quanto a internet, o Google e seus serviços e o Facebook são a nova cara da internet, mais moderna e com idéias compartilhadas, sem custos para os usuários, idealizando um local mais justo, sem monopólio de conhecimento ou criação, permitindo a experiência do saber como um todo e para todos, é a pesquisa num click e resultados em segundos. E quanto ao fato de ter responsabilidades e de se adequar as leis de cada nação, concordo plenamente e assim eles o fazem não se há idéia do quanto, pois o respeito com a lei é tanto que eles contestaram na justiça o direito da liberdade de expressão deste usuário que na verdade não estava ferindo nenhuma lei eleitoral, muito antes pelo contrário, o Google estava contestando e tentando debater na Justiça esta questão que julgaram como incorreta e de fato está incorreta, pois caso desconheça ninguém pode ser punido com uma remoção de video (o caso do usuário), ou com uma prisão no caso do presidente do Google, sem o direito de ampla defesa, ou seja o que aconteceu na verdade foi um erro da justiça e um erro muito grave, você pode ler mais a respeito em: http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/2012/09/youtube-no-brasil.html E você pode notar quão errada foi quando observa a opnião de um dos maiores juristas e conhecedores de julgamento e direitos como um ministro do TSE e STF Marco Aurélio Mello, leia mais em: http://www.campograndenews.com.br/politica/ministro-do-tse-considera-prisao-de-diretor-do-google-como-medida-extrema
    Talvez alguns pontos não tenham ficado claro para você, mas o ideal é sempre se informar e estar atento à estes acontecimentos para não virar uma vítima dele, uma vitima deste sistema corrupto, é algo como mostrado no Filme troa de Elite 2 é aquilo mesmo o que prevalece é a amizade enquanto os direitos são tolhidos e a verdade é escondida de baixo do tapete. Sr Anônimo, nos ajude a continuar fomentando e divulgando estes fatos, não seja um Analfabeto Virtual e conte conosco para ir adiante na busca pela liberdade do direito de expressão! um Abraço !

    ResponderExcluir
  3. Apenas para corrigir, o nome do Filme é Tropa de Elite 2 :)

    ResponderExcluir
  4. I'm really enjoying the design and layout of your
    site. It's a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more
    often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Exceptional work!

    my webpage best web hosting best smartphones 2013 cnet

    ResponderExcluir
  5. This is a really good tip especially to those fresh
    to the blogosphere. Simple but very precise info… Appreciate your sharing this one.
    A must read article!

    my page ... web hosting reviews dedicated servers

    ResponderExcluir
  6. If some one desires to be updated with most up-to-date
    technologies after that he must be go to see this website and be up
    to date daily.

    Check out my web site ... e-cigarette atomizer how it works

    ResponderExcluir
  7. First of all I would like to say superb blog! I had a quick question
    which I'd like to ask if you do not mind.
    I was curious to know how you center yourself and clear
    your head before writing. I have had trouble
    clearing my mind in getting my ideas out. I truly do take pleasure in writing but it just seems like the first
    10 to 15 minutes are wasted simply just trying
    to figure out how to begin. Any recommendations or
    tips? Thank you!

    my blog :: largest web hosting companies in germany, ,

    ResponderExcluir
  8. I think this is one of the most significant information for me.
    And i am glad reading your article. But want to
    remark on few general things, The website style is wonderful, the articles is really great : D.
    Good job, cheers

    Also visit my blog post; web hosting for wordpress uk

    ResponderExcluir
  9. This piece of writing is really a pleasant one it assists
    new web viewers, who are wishing for blogging.

    My weblog - top 10 web hosting companies 2012

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.