sábado, 28 de abril de 2012

A Espetacularização da Babaquice, Por Wagner Moura

Este texto é de 2008, mas tem bombado no Facebook só agora. Acho que vale a pena lermos e refletirmos um pouco sobre as palavras deste homem que é um dos maiores nomes do entretenimento brasileiro hoje.
          “Quando estava saindo da cerimônia de entrega do prêmio APCA, há duas semanas em São Paulo, fui abordado por um rapaz meio abobalhado. Ele disse que me amava, chegou a me dar um beijo no rosto e pediu uma entrevista para seu programa de TV no interior. Mesmo estando com o táxi de porta aberta me esperando, achei que seria rude sair andando e negar a entrevista, que de alguma forma poderia ajudar o cara, sei lá, eu sou da época da gentileza, do muito obrigado e do por favor, acredito no ser humano e ainda sou canceriano e baiano, ou seja, um babaca total. Ele me perguntou uma ou duas bobagens, e eu respondi, quando, de repente, apareceu outro apresentador do programa com a mão melecada de gel, passou na minha cabeça e ficou olhando para a câmera rindo. Foi tão surreal que no começo eu não acreditei, depois fui percebendo que estava fazendo parte de um programa de TV, desses que sacaneiam as pessoas. Na hora eu pensei, como qualquer homem que sofre uma agressão, em enfiar a porrada no garoto, mas imediatamente entendi que era isso mesmo que ele queria, e aí bateu uma profunda tristeza com a condição humana, e tudo que consegui foi suspirar algo tipo “que coisa horrível” (o horror, o horror), virar as costas e entrar no carro. Mesmo assim fui perseguido por eles. Não satisfeito, o rapaz abriu a porta do táxi depois que eu entrei, eu tentei fechar de novo, e ele colocou a perna, uma coisa horrorosa, violenta mesmo. Tive vontade de dizer: cara, cê tá louco, me respeita, eu sou um pai de família! Mas fiquei quieto, tipo assalto, em que reagir é pior.” O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice ”

          O táxi foi embora. No caminho, eu pensava no fundo do poço em que chegamos. Meu Deus, será que alguém realmente acha que jogar meleca nos outros é engraçado? Qual será o próximo passo? Tacar cocô nas pessoas? Atingir os incautos com pedaços de pau para o deleite sorridente do telespectador? Compartilho minha indignação porque sei que ela diz respeito a muitos; pessoas públicas ou anônimas, que não compactuam com esse circo de horrores que faz, por exemplo, com que uma emissora de TV passe o dia INTEIRO mostrando imagens da menina Isabella. Estamos nos bestializando, nos idiotizando. O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice. Amigos, a mediocridade é amiga da barbárie! E a coisa tá feia.” 

         Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência ” Digo isso com a consciência de quem nunca jogou o jogo bobo da celebridade. Não sou celebridade de nada, sou ator. Entendo que apareço na TV das pessoas e gosto quando alguém vem dizer que curte meu trabalho, assim como deve gostar o jornalista, o médico ou o carpinteiro que ouve um elogio. Gosto de ser conhecido pelo que faço, mas não suporto falta de educação. O preço da fama? Não engulo essa. Tive pai e mãe. Tinham pais esses paparazzi que mataram a princesa Diana? É jornalismo isso? Aliás, dá para ter respeito por um sujeito que fica escondido atrás de uma árvore para fotografar uma criança no parquinho? Dois deles perseguiram uma amiga atriz, grávida de oito meses, por dois quarteirões. Ela passou mal, e os caras continuaram fotografando. Perseguir uma grávida? Ah, mas tá reclamando de quê? Não é famoso? Então agüenta! O que que é isso, gente? Du Moscovis e Lázaro (Ramos) também já escreveram sobre o assunto, e eu acho que tem, sim, que haver alguma reação por parte dos que não estão a fim de alimentar essa palhaçada. Existe, sim, gente inteligente que não dá a mínima para as fofocas das revistas e as baixarias dos programas de TV. Existe, sim, gente que tem outros valores, como meus amigos do MHuD (Movimento Humanos Direitos), que estão preocupados é em combater o trabalho escravo, a prostituição infantil, a violência agrária, os grandes latifúndios, o aquecimento global e a corrupção. Fazer algo de útil com essa vida efêmera, sem nunca abrir mão do bom humor. Há, sim, gente que pensa diferente. E exigimos, no mínimo, não sermos melecados.

          No dia seguinte, o rapaz do programa mandou um e-mail para o escritório que me agencia se desculpando por, segundo suas palavras, a “cagada” que havia feito. Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência. E contra a audiência não há argumentos. Será?”
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Não tenho nada a acrescentar porque penso exatamente assim.

    ResponderExcluir
  2. HÁ PESSOAS IDIOTAS QUE ACHAM QUE DESRESPEITAR OS OUTROS É ENGRAÇADO. ATÉ ALGUÉM FAZER ISSO COM ELES. EU DOU A MÍNIMA PARA REVISTAS DE FOFOCAS, PESSOAS QUE SENTAM NAS CALÇADAS PRA FALAR DA VIDA DOS OUTROS, OU PROGRAMAS DE TV IDIOTAS QUE FAZEM DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA TELEVISÃO DE PALHAÇOS, SÓ POR QUE O PAÍS OU MUNDO OS RECONHECEM COMO FAMOSOS. REALMENTE EU FICO ABISMADA COM TUDO ISSO, FALTA DE EDUCAÇÃO PRA MIM É O CÚMULO. EU TAMBÉM ACHO QUE, TODOS OS QUE SÃO CONTRA ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO, QUE QUEREM EXPOR ESSA REALIDADE, DEVEM ESCREVER SOBRE O ASSUNTO E JOGAR NA INTERNETE, REDES SOCIAIS, AFINAL REDE SOCIAL NÃO É SÓ PRA POSTAR BESTEIRAS POR PESSOAS DE CABEÇAS VAZIS, SERVE TAMBÉM PARA MOBILIZAR, PROPAGAR, DIVULGAR DE UMA FORMA GERAL AS BARBARIDADES QUE ACONTECEM AO NOSSO REDOR. SINTO A MESMA REVOLTA QUE WAGNER E OUTRAS PESSOAS SENTEM E QUE AINDA HÁ VÍTIMAS DESSE HORROR. PAPARAZZI TENTAR LEVAR A PESSOA AO RIDÍCULO, EXISTEM AOS MONTES, MAS PARA FAZER ALGO CONSTRUTIVO SÃO POUCOS OS ACEITAM, POIS ACHAM QUE A MÍDIA É QUEM SABE DE TUDO, LAMENTÁVEL ISSO, COM TANTAS TRAGÉDIAS ACONTECENDO, VIOLÊNCIA, BARBARIDADES E AS PESSOAS SE OCUPANDO EM VER TOLICES DE PESSOAS COM MENTES AINDA MAIS VAZIAS. TERRÍVEL MAS É REAL.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.