terça-feira, 10 de abril de 2012

Anencefalia, Acrania, mentiras e falta de respeito no Facebook

Estou realizando meu trabalho de dissertação sobre ética e politica na internet quando me deparo com algo completamente grotesco. Tem circulado uma foto de uma menina chamada Vitória de 2 anos supostamente anencéfala mas sorridente. Junto a foto segue um texto de apelo religioso e emocional que instiga as pessoas a fazerem uma corrente contra o projeto de lei que permite o aborto para casos de gestação de feto anencefálico. A questão moral é que Vitória não nasceu anencéfala, mas sim ACRANIA!!! Acrania é um problema muito diferente, muito sério e merece respeito, mas não é anencefalia! A criança ACRANIA tem cérebro, mas possui má formação na calota craniana, fato que lhe condenará a uma vida com muitas limitações e dificuldades e provavelmente curta, tal como o caso da vitoriosa Vitória. Por outro lado o feto anencéfalo sofre de uma de patologia letal. Fetos com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida que terão fora do útero, a maioria morre alguns segundos após o parto, outros vivem um pouco mais, isso porque a anencefalia não é uma má-formação do tipo 'tudo ou nada', ou seja, cada caso é um caso, alguns fetos possuem má formação menor como o caso de bebês com ACRANIA, e outros tem a má formação tão acentuada que nem conseguiríamos identificar como um bebê se olhássemos, esses fetos não possuem nenhuma chance de vida (tudo pode ser diagnosticado) e o prolongamento da gestação só traria dor e sofrimento aos familiares, como no caso do documentário “Uma História Severina” que lhes trago para o debate.


A corrente falsa é esta:

Não caia!

O que diz a família da pequena Vitória sobre o caso da falsa corrente no Facebook:
"Por favor, não compartilhem essa corrente e peçam que deletem os comentários ofensivos a respeito onde a tenham visto. Se desejam divulgar a história dela, o melhor é compartilhar o blog - onde há inclusive um link para compartilhamento no Facebook - e onde a sua história de vida e sua deficiência são tratadas de forma séria e respeitosa, com moderação dos comentários. http://www.amadavitoriadecristo.blogspot.com/ "

O fato é que não se pode "ainda" saber ao certo a grau da má formação do feto e quanto tempo ele viverá fora do útero da mãe. A medida do supremo não liberará nem obrigará ninguém a abortar o feto uma vez diagnosticada a anencefalia . Ela apenas tirará a dolosidade pelo crime de aborto da mulher, da equipe médica e do juiz que decidirem judicialmente interromper a qualquer momento uma gravidez de feto com anencefalia constatada (infelizmente independente do grau e considerando a possibilidade de imprecisão dos diagnósticos). A questão em cheque não é “o direito a vida” como a igreja e muitas pessoas estão falando, mas sim que o estado deva zelar pela dignidade da pessoa humana de seus cidadãos, no caso: da mulher grávida(e também familiares). Veja que absurdo o caso do documentário “Uma História Severina”, mesmo com diagnósticos avançados demonstrado que o feto não tinha chance de viver fora do útero, ela foi obrigada pelo Estado Brasileiro a levar adiante uma dolosa gravidez que lhe deixou seqüelas psicológicas para o resto da vida. O Estado lhe vetou direito de dignidade, o que por si só já é um ato desumano e inconstitucional. Veja bem, a medida do supremo não se aplicará para todos os casos de gravidez de feto com anencefalia, mas sim para casos pontuais como o de Severina e após devido encaminhamento legal e jurídico. Mas se mesmo assim a mulher grávida quiser levar a gravidez até o final, lhe será concedido este direito, caberá ao Estado Brasileiro fazer o possível para lhe garantir uma gestação saudável e o máximo de tempo de vida ao bebê anencéfalo após o nascimento.

Acrania também é uma doença grave, cabe a família decidir se levará a gestação até o fim, até pq um criança com Acrania até pode viver alguns anos após o nascimento, mas não mais que isso, geralmente morre após apenas uns dias, nem todas as famílias podem carregar este peso.

Minha Opinião: a medida do supremo não se aplicará para todos os casos de gravidez de feto com anencefalia, mas sim para casos pontuais como o de Severina e após devido encaminhamento legal e jurídico. Mas se mesmo assim a mulher grávida quiser levar a gravidez até o final, lhe será concedido este direito, caberá ao Estado Brasileiro fazer o possível para lhe garantir uma gestação saudável e o máximo de tempo de vida ao bebê anencéfalo após o nascimento...Ou seja, A MEDIDA DO SUPREMO NÃO EXISTIRÁ PARA IMPEDIR QUE VERDADEIROS MILAGRES COMO O DA MENINA VITÓRIA VENHAM AO MUNDO, MAS PARA EVITAR QUE DRAMAS E TRAGÉDIAS COMO O DE SEVERINA SE REPITAM.

Incrível como uma mentira cria assas em uma terra imoral como a internet...mesmo quando lidamos com assuntos delicados como a vida, patologias raras, aborto, leis, etc...
Comentários
67 Comentários

67 comentários:

  1. Excelente post, parabéns!
    Que o pessoal responsável por notícias nos portais virtuais escrevessem como você a verdade às pessoas.
    Abs,
    Kawana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honrado pela sua apreciação Kawana! Espero contar sempre com sua atenção aqui no blog filosofiahoje.com e no facebook.com\filosofiahoje

      Excluir
    2. Acho que a verdadeira mãe,no seu amplo sentido,protege sua cria,apesar de todos os pesares!!!é sofrível saber que seu filho nascerá e viverá por alguns instantes....sim é!Mas mãe protege,cuida,ama até o último suspiro!Interromper a vida de um filho é um pecado imensurável!!!!Minha opinião!Parabéns aos pais de Vitória que curtem sua filha dia a dia!

      Excluir
  2. Ninguém é dono da verdade, mas será que mesmo que não haja chance de vida ou prolongue o sofrimento da família, permitir que se aborte um feto nessas condições não abra 'a porteira' pra que outros abortos sejam justificáveis ou mal diagnosticados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Este argumento tem se espalhado por ai, mas não possui embasamento moral para ser justificado.

      Excluir
  3. Parabens,que nunca te falte luz e discernimento,que a falsa verdade nunca possa esconder a verdade verdadeira,mais uma vez parabens!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Como filósofo estou comprometido em denunciar as "falsas verdades", principalmente as que se julgam "verdades verdadeiras"

      Excluir
  4. Vi essa corrente no Facebook e confesso que fiquei bem confusa quanto ao assunto pois vi que era realmente um caso muito grave para que, somente lendo a descrição da foto pudesse concordar com ela. Pesquisei sobre o assunto e vi que nada tinha a ver com o caso da Vitória. Esse post também me esclareceu muito sobre o assunto. Parabéns pelo estudo! Já sigo pelo Facebook!
    Abs,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção. Seria bom se mais pessoas que usam a internet fossem como tu és. A internet geralmente é feita de conteúdo sem fonte e pessoas que não pesquisam.

      Excluir
  5. EXATAMENTE!! Acrania TEM sim atividade cerebral, ANENCEFALIA não tem!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post...é incrível como as pessoas caem nessa...as pessoas gostam de confundir as coisas, e de acreditar em tudo que vêem, sem nem ao menos buscarem informações verdadeiras...Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns. E parabéns tambem ao Supremo que vai permitir o aborto nessas condições. Um absurdo o que estão fazendo com pequena Vitória. Que Deus a proteja.
    Sidney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parebéns ao Supremo mesmo, pois mesmo que nem todos concordem, as famílias devem ter o direito ao aborto. Não digo que é um absurdo o que estão fazendo, porque não posso confrontar os valores da família dela. Li o blog deles e não acho certo, mas não podemos julgá-los. Mas na minha opinião, por mais que a intenção das pessoas seja prolongar uma vida, às vezes prolongar uma vida de sofrimento pode ser pior. Não sei se éo caso de Vitória, mas de que adianta uma pessoa viver se não pode fazer nada a vida toda, nem aproveitar nada do que o mundo tem a oferecer?

      Gabriela.

      Excluir
  8. Muito obrigada por esclarecer minhas duvidas,vc esta de parabéns...Sheila.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. A desmistificação de questões tão polêmicas fazem com que as pessoas não fiquem tão atreladas ao sensacionalismo da mídia e da rapidez das redes sociais.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que não sabem diferenciar anencefalia de acrania, que não buscam a fonte antes de publicar algo em seus perfis, e ainda se acham no direito de opinar sobre algo que desconhecem, não merecem nem resposta! Ótima postagem! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é dessas pessoas que internet é feitas...ou você acha que memes e virais surgem donde? Pra complicar ainda mais querem intervir em questões morais... Ou em linguagem popular: "é o sujo falando do mal lavado."

      Excluir
  11. Muito bom texto! Eu já conhecia o blog da Vitória e realmente é uma história de superação mesmo. Como sempre existem pessoas que não tem limite pra nada e acabam por expor pessoas de formas incorretas.
    O filme "Uma História Severina" é um exemplo da dor de uma mãe. Se for de seu interesse, tem um no mesmo canal desse vídeo que fala de uma mãe de 19 anos que estava grávida de uma criança que não teria condições de vida e havia conseguido na justiça uma liberação para realizar o aborto que um Padre foi lá e denunciou o juiz. É bem interessante.
    No mais, boa sorte com a sua dissertação. Ano que vem presto minha prova do mestrado e meu projeto será relacionado a internet também!

    ResponderExcluir
  12. Fábio, EXCELENTE post.
    Assisti o documentário e chorei MUITO. Ninguém deveria ser submetido arbitrariamente ao sofrimento que a Severina - e quantas outras mulheres - passou.
    Tomei a liberdade de compartilhar o vídeo via Youtube no meu perfil do facebook, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ok! Você tocou num ponto chave para o debate, o sofrimento, vulgo: "Dignidade da pessoa humana". A constituição existe para defender "Dignidade da pessoa humana" e o supremo existe para gantir que ela seja aplicada. Qual a dignidade do Estado em obrigar uma mulher a levar na barriga um feto que não viverá e só trará dor e sofrimento? Muitos não estão vendo, mas a questão não é o aborto. Mas sim é dar a liberdade de escolha para que mulheres nessa situaação possam interromper a gestação deste feto se essa for a escolha mais razoável.

      Excluir
  13. Sou a favor do aborto. Ja é fato de que a crianca nao vai viver por juito tempo e, mesmo assim, a mãe tem que ter e sofrer sabendo que seu filho vai morrer? Fala serio. Por que pode abortar em caso de estupro? "ah, pq a mae nao quer" ah ta, vem cá, o que ta em questão? Nao é a vida do futuro ser? a igreja catolica quer mandar em tudo, quer ditar o que tem que ser feito ou nao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou obrigado a concordar contigo, mas temos que ter cuidado para não sermos apenas "mais um reacionário". Por isso que necessitamos um estudo filosófico moral abrangente sobre a socidade brasileira e seus mitos.

      Excluir
  14. primeiro se está estudando sobre o assunto entáo nao seja omisso sobre a má forma;cao associada a acrania, ou entao leia pelo menos algo que nao seja apenas internet - segundo Vitoria foi diagnosticada com acrania associada a anencefalia, está inclusive nas palavras de Thomas Gollup, oque seria acrania? para os que nao conhecem má formacao da calota craniana, MAS a acrania é uma anencefalia PARCIAL ou seja, desenvolve-se cerca de 30% do cerebro e nao há osso em volta E ISSO É CONSIDERADO TAMBEM PELA MAIORIA DOS MEDICOS E DA FENOREG COMO INCOMPATIVEL A VIDA, porém neste caso de anencefalia parcial, ha chances de desenvolvimento do sistema nervoso mais desenvolvido do que na anencefalia TOTAL o que seria anencefalia TOTAL? É quando se formam até NO MÁXIMO 29% do cerébro, as vezes desenvolve-se a medula espinhal por completo ou falha, mas náo há formacao de córtex cerebral ( náo há formaçao do cerebro) REZENDE, Jorge de; MONTENEGRO, Obstetrícia. Fundamental. 10ª ed. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara Koogan. 2005.p.1147. Iisso está explicado e demonstrado por tomografia computadorizada inclusive no video de Marcela - que a Fenoreg afirmou ser anencefalia durante meses, a menina marcela foi tratada por especialistas por 6 meses initerruptos passou por diversas cirurgias de restruturacao nervosa e cerebral) o que proporcionou a vida de 1 ano e 8 meses a ela, agora especialistas afirmam que nao eram anencefalias porque viveram anos, (isso sim náo é explicacao cientifica)!!! anencefalia total ou parcial é diagnosticada ate 21 a 28 dias de vida intra-uterina CYPEL, S.; DIAMENT, Malformações cerebrais. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1977. - por simples ultra som e tomografias, o que ocorre que os casos de anencefalia parcial (acima de 30% de formacao de sistema nervoso) os bebes nascem e vivem NAO SE SABENDO EXATO quanto tempo) está se colocando esse tipo de anomalia como fosse uma só no voto do Ministro MARCO Aurélio ISSO E LEGISLAGAR POR NORMA PERMISSIVA PENAL EM BRANCO, com possivel extensao de conceitos de anencefalia parcial. http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=KhYWgFozMm4 e outro do proprio pai da vitoria falando da acrania associada a anencefalia logo no inicio e mostra os laudos medicos, e no final ele diz que o bebe dele é anencefalico. Portanto, se está pesquisando pesquise imparcialmente para no final dar sua posicao mas procure obedecer a metodologia de amostras de caso, tese e contra tese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou estudando sobre acrania e anencefalia ao nível que você deseja, pois sou filósofo e não médico ou alguma coisa ligada a saúde, não tenho tal pretensão , nem comprometimento quanto a assuntos desta ordem. A questão que levanto não é sobre se “está se colocando esse tipo de anomalia como fosse uma só no voto do Ministro MARCO Aurélio” nem na “precisão dos diagnósticos médicos para o grau de anencefalia”, mas sim na questão da moralidade de tal medida do supremo e, principalmente, dos comentários maliciosos e correntes falaciosas espalhadas pela internet( fatos que de fato estou pesquisado e são de responsabilidade filosófica...não médica nem jurídica)... Este debate nos levaria aos princípios éticos norteadores de nossas constituição federal, mais precisamente a Kant e Rawls, como tu és um bom leitor tenho certeza que desfrutará uma pesquisas nestes filósofos (mesmo não sendo a tua área). Em suma: “a medida do supremo não se aplicará para todos os casos de gravidez de feto com anencefalia, mas sim para casos pontuais como o de Severina e após devido encaminhamento legal e jurídico. Mas se mesmo assim a mulher grávida quiser levar a gravidez até o final, lhe será concedido este direito, caberá ao Estado Brasileiro fazer o possível para lhe garantir uma gestação saudável e o máximo de tempo de vida ao bebê anencéfalo após o nascimento...Ou seja, A MEDIDA DO SUPREMO NÃO EXISTIRÁ PARA IMPEDIR QUE VERDADEIROS MILAGRES COMO O DA MENINA VITÓRIA VENHAM AO MUNDO, MAS PARA EVITAR QUE DRAMAS E TRAGÉDIAS COMO O DE SEVERINA SE REPITAM”...Fora isso, quero salientar que não há necessidade de obedecer metodologias nem de confrontar “TESE contra TESE” visto que nossas teses não são excludentes nem congruentes, são teses de oriundações hermenêuticas diferentes, por isso seu comentário foi de grande utilidade no debate aqui no blog, nada melhor que o diálogo interdisciplinar. Filosofia, direito e medicina deveriam dialogar mais e confrontar menos seus egos. Abraços!

      Excluir
  15. Olá, Fábio!
    Vi a corrente do Facebook e também procurei me informar a respeito da história da Vitória, e eventualmente encontrei o referido blog na internet. De fato, ela tem acrania, e não anencefalia, o que viabiliza a sua sobrevivência após o parto, mesmo que não seja por muitos anos. Mas, de acordo com o que eu li no blog, durante a gestação, é difícil saber se a criança com acrania também apresentará anencefalia, ou se o seu sistema nervoso central está completo o suficiente para permitir que a criança viva. No próprio blog a família relata que a Vitória foi diagnosticada com anencefalia diversas vezes, e no momento do seu nascimento a equipe ainda esperava por um bebê anencéfalo que não viveria muito. No entanto, Vitória já tem mais de dois anos, e, apesar de possuir acrania, não possui anencefalia. Ou seja, os médicos são levados a diagnosticar anencefalia num feto que possui acrania, afirmando que o encéfalo não está desenvolvido e que ele provavelmente não viverá muito tempo após o parto, como se uma coisa fosse consequência imediata da outra, mas Vitóra está aí pra provar que não é sempre que isso ocorre. Como teremos certeza de que um feto com acrania, diagnosticado também com anencefalia pelos médicos, terá condições de sobreviver se esse tipo de condição para autorizar o aborto for encorajada? Se os pais de Vitória tivessem acreditado que ela tinha mesmo anencefalia incompatível com a vida e não se permitissem deixá-la nascer, essa criança fantástica não estaria entre nós hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato é que não se pode "ainda" saber ao certo a grau da má formação do feto e quanto tempo ele viverá fora do útero da mãe. A medida do supremo não liberará nem obrigará ninguém a abortar o feto uma vez diagnosticada a anencefalia . Ela apenas tirará a dolosidade pelo crime de aborto da mulher, da equipe médica e do juiz que decidirem judicialmente interromper a qualquer momento uma gravidez de feto com anencefalia constatada (infelizmente independente do grau e considerando a possibilidade de imprecisão dos diagnósticos). A questão em cheque não é “o direito a vida” como a igreja e muitas pessoas estão falando, mas sim que o estado deva zelar pela “dignidade da pessoa humana ” de seus cidadãos, no caso: da mulher grávida. Veja que absurdo o caso do documentário “Uma História Severina”, mesmo com diagnósticos avançados demonstrado que o feto não tinha chance de viver fora do útero, ela foi obrigada pelo Estado Brasileiro a levar adiante uma dolosa gravidez que lhe deixou seqüelas psicológicas para o resto da vida. O Estado lhe vetou direito de dignidade, o que por si só já é um ato desumano e inconstitucional. Veja bem, a medida do supremo não se aplicará para todos os casos de gravidez de feto com anencefalia, mas sim para casos pontuais como o de Severina e após devido encaminhamento legal e jurídico. Mas se mesmo assim a mulher grávida quiser levar a gravidez até o final, lhe será concedido este direito, caberá ao Estado Brasileiro fazer o possível para lhe garantir uma gestação saudável e o máximo de tempo de vida ao bebê anencéfalo após o nascimento...Ou seja, A MEDIDA DO SUPREMO NÃO EXISTIRÁ PARA IMPEDIR QUE VERDADEIROS MILAGRES COMO O DA MENINA VITÓRIA VENHAM AO MUNDO, MAS PARA EVITAR QUE DRAMAS E TRAGÉDIAS COMO O DE SEVERINA SE REPITAM....Grato por sua opinião e atenção.

      Excluir
  16. Adorei o post, disse tudo que eu gostaria de dizer aos desinformados do meu Facebook.
    Vou compartilhar e propagar a mensagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja feito! Fico grato por sua atenção e participação! Abraços!

      Excluir
  17. Só falta liberarem o direito do aborto para mulheres vítimas de estupro para a situação melhorar! Mas, esse já foi um enorme passo.! Parabéns pelo post informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Pelo que sei já liberaram o direito a aborto nos casos de mulheres vítimas de estrupo, basta que a mesma prove judicialmente que foi estrupada e a gravidez é é fruto deste crime. Mas lhe recomendo uma consulta jurídica com advogado para ter as melhores respostas sobre o assunto.

      Excluir
  18. Muito bom...
    Infelizmente existem pessoas que aproveitam da falta de informação e conhecimento dos outros seres. Uma pena as pessoas se deixarem levar por isso.

    As vezes me pego rindo da quantidade de frases atribuídas a pessoas que nunca disseram aquilo. Coitado de Einstein, Antoine de Saint-Exupéry, Clarice Lispector,...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim são pessoas mal intencionadas que fazem isso. /quanto a falta de fontes na internet é justamente isso que tira a credibilidade des veículo de informação... Não só isso, eu mesmo já tive trabalhos meus re-publicados por sites porem com outra assinatura que não a minha ou do filosofiahoje.com ... O caso de Einstein é bem curioso, ele era agnóstico por isso ateus e religiosos brigam por seus argumentos, nesta briga muitas mentiras são atribuídas a este grande gênio do século passado.

      Excluir
  19. Qualquer coisa que transforme uma criança em um peso para os pais e a sociedade justifica um aborto,não importando se é acrania,anencefalia,sindrome de down,etc.

    ResponderExcluir
  20. Ajudou bastante, teve um debate na faculdade e uns desinformados querendo sempre serem humanitários ficam falando 'merda" sem saber as diferenças das coisas.

    ResponderExcluir
  21. Vitória foi tratada como anencéfala até o seu nascimento. Quantos bebês foram abortados por conta de diagnósticos imprecisos? A mãe dela foi aconselhada a interromper a gestação por profissionais de saúde. Quantos não puderam ter a chance de viver? Ladjane (mãe da pequena Ana Vitória do blog "minha Vitoria...nossa grande vitoria") que eu conheci pessoalmente quando saiu de sua cidade em busca de tratamento, também foi aconselhada por médicos a interromper a gestação - e de uma forma que não cogitava outra hipótese. Ainda bem que procurou orientação e permitiu a vida da sua filha.

    Essas crianças tem deficiências, sim. Mas têm uma VIDA e o direito de serem amadas e protegidas. Quantos bebês foram simplesmente descartados?

    ResponderExcluir
  22. Olá, Fábio. Vou mostrar essa publicação para algumas pessoas com quem andei conversando. Já afirmei insistentemente que acrania é diferente de anencefalia, mas ninguém leva a sério, hehehe. Quem sabe você não tem uma maior credibilidade com esse pessoal...
    Você está pesquisando esse tema? Caso sim, recomendo procurar saber mais sobre o trabalho da Débora Diniz, minha professora na universidade. Foi quem produziu o vídeo "Uma História Severina" e é uma das maiores pesquisadoras em bioética do mundo. Inclusive, teve uma de suas citações usada no voto de um dos ministros do STF (não me recordo agora qual foi).Recomendo esse artigo escrito essa semana para a página inicial da Universidade de Brasília. http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=511 abç

    ResponderExcluir
  23. Eu sou contra o aborto, mais a anencefalia ficou meia confusão não sei o que faria se fosse comigo. ja no aborto eu contra mesmo que seja de um estrupo se vc naum quer dar pra uma pessoa que tem condições, mais ABORTO NÃO, tira a vida um ser humano que nem ao mundo veio ainda, agente nunca deve meche com aquilo que deus fez...

    ResponderExcluir
  24. Mesmo no caso de acrania, eu sou a favor do aborto! Que Vida "fantástica e maravilhosa" tem essa menina? Ela tem direito à vida... Que vida? Nao sejamos hipócritas! Os pais dessa criança dizem que a ciência errou ao afirmar que ela nao sobreviveria e que sua vida é um " milagre de Deus"! No entanto essa menina foi submetida a uma cirurgia para fechar a sua cabecinha... Por que nao deixaram Deus agir, o todo poderoso!? Por que lançaram mão da ciência, tão falha? A outra menina, Marcela, foi um caso idêntico: sobreviveu "milagrosamente" por mais de um ano graças a intensos cuidados dessa mesma ciência... Onde está Deus nisso tudo? Mandando seres imperfeitos para sofrer e fazer sofrer aos que deles tem que cuidar?

    ResponderExcluir
  25. Bom eu vi a família dessa menina Vitoria na rede tv e lá a mãe mostou o laudo de quando ela nasceu onde o médico diagnosticou a menina como anencefala e no blog ela colocou o laudo também . E que só aos 4 meses de nascida que foi dito que era anencefalia incompleta http://www.redetv.com.br/Video.aspx?124%2C28%2C264030%2Centretenimento%2Cmanha-maior%2Cbebe-sem-cerebro-completa-dois-anos-de-vida agora ficou mais confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficou não, o diagnóstico não é preciso como deveria ser. Infelizmente nem todas as famílias tem a mesma estrutura da família de Vitória, por isso anencefalia completa ou não, cabe a mãe decidir o que fazer, o mesmo vale para mães estrupadas ou que a gravidez a coloca em risco de vida, como já disse: A MEDIDA DO SUPREMO NÃO EXISTIRÁ PARA IMPEDIR QUE VERDADEIROS MILAGRES COMO O DA MENINA VITÓRIA VENHAM AO MUNDO, MAS PARA EVITAR QUE DRAMAS E TRAGÉDIAS COMO O DE SEVERINA SE REPITAM....Grato por sua opinião e atenção.... :)

      Excluir
  26. Vote no Filosofia Hoje para o concurso Top Blog 2012. Pode ser usando sua conta do Facebook, Twitter ou seu e-mail. Rapidinho, basta clicar no link e depois em VOTAR http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=12147235 Seu voto nos ajudará bastante a continuarmos nosso trabalho de sempre levar até você conteúdo de qualidade para sua reflexão diária.

    ResponderExcluir
  27. This post is worth everyone's attention. When can I find out more?

    Here is my page; candy Crush Saga hack

    ResponderExcluir
  28. This game is played with strategy in the world of an ancient Kingdom.
    There is also a wide variety to choose from simple to strategy to arcades to racing and even board games, all these with single and multiplayer mode.
    While Robo Defense comes out on top in the Tower-Defense genre on the Android, it isn't without contenders for the title.


    Feel free to surf to my weblog ... subway surfers hack android

    ResponderExcluir
  29. Right here are some Farmville Suggestions and Tricks to help you
    grow to be a Farmville tycoon in nno time. Candy Crush Saga is a game that was released
    on Aprijl 12, 2012 for Facebook, and then released on November 14,
    2012 for smartphones. But if you do get lucky, you will receive 5 bags of fertilizer per every neighbor
    you have.

    Here is my blog post; farmville 2 hack

    ResponderExcluir
  30. There are five bedrooms, a three bedroom guest house, seven bathrooms, six garages inn the main villa.
    Pinto generously took the time recently to talk aabout shooting 'Day of the Falcon'
    over the phone. I also once found a small rubber,
    grinning duck in my suitcase when I unpacked in Seattle a few years ago.


    my blog; Cheats For Clash Of Clans

    ResponderExcluir
  31. Right here are some Farmville Suggestions and
    Tricks to help you grow to be a Farmville tycoon in no time.
    Whenn you reach a certain level in thee game, you will need to get neighbors in Farmville beyond your known sset
    of friends and family if you want to succeed. But iff youu do get lucky, you will receive 5 bags of fertilizer per
    every neighbor you have.

    Alsoo visit my wweb page - farmvill cheats - -

    ResponderExcluir
  32. Thanks for shariոg your thoughts. I really appreciate your efforts anոd I
    will be waiting foг yur further pοst thanks оnce again.


    My աebpage: personal loan interest rate

    ResponderExcluir
  33. The shift in game develpopment has already occurred. Pinto
    generously took the timje recently to talk about shooting 'Day of the Falcon' over thhe phone.

    " But in fact, as author Raph Koster pointed out, casual gamers are just as hard core about their social games as hard core gamers.

    Feel free to surf to my page :: cheats for clash of clans

    ResponderExcluir
  34. The principle isn't too artificiially turn out to bee effective,
    in the chance of gettging banned. Strawberries might seem tempting, as they are very cheap to puechase and taste
    excellent with some half and half, before committting to strawberry farming though you should make sure that you can log onto
    Farm - Ville again in 4 hours. Nott all bots are malicious but
    utilizing any bot is in opposition to the terms of company
    for Farm - Ville.

    Stop byy my web site; farmville 2 hack

    ResponderExcluir
  35. Over the course of the initial period, they
    began to form group identities. Hence, it was the common belief that its people needed
    to be saved. " But in fact, as author Raph Koster pointed out, casual gamers are just as hard core about their social games as hard core gamers.

    My site cheats ffor clash of clans

    ResponderExcluir
  36. He's a spul mate, so I rarely even think about this subject.
    I asked the clan about suspicious zombie activkty in the area.
    Q: Like you mentioned, 'Day of the Falcon' is set about half a century ago.


    my homnepage :: clash of clans free gems

    ResponderExcluir
  37. I'm excited to uncover this page. I need to to thank you for your time due to
    this fantastic read!! I definitely really liked every little
    bit of it and I have you saved to fav to check out new things in
    your website.

    my web-site: http://www.blackjackonline-sverige.com

    ResponderExcluir
  38. Admiring the time and energy you put into your website and
    detailed information you present. It's nice to come across a blog every once
    in a while that isn't the same old rehashed information.
    Excellent read! I've bookmarked your site and I'm
    adding your RSS feeds to my Google account.


    my weblog: spilleautomater online

    ResponderExcluir
  39. This site was... how do I say it? Relevant!! Finally I have found
    something which helped me. Cheers!

    Stop by my homepage :: kolikkopelit mobiili

    ResponderExcluir
  40. Excellent post. I was checking continuously this blog
    and I'm impressed! Extremely helpful information specifically the final part :
    ) I care for such info a lot. I used to be looking for this particular info for a very long time.
    Thanks and good luck.

    My web-site casino

    ResponderExcluir
  41. Incredible differences between the swamps and broken homes of the
    Valley of Defilement and the crumbling ruins of tthe once prosperous Boletaria Castle clash alongside the murk and grim of the
    Stonefang tunnels and the udimentary beauty of the Shrine of Storms.

    During this process the game will usually lull you into a false sense off security.
    Yoou can enjoy thijs action-adventure game as it
    be released on September 29, 2013.

    Here iss my web page castle clash hack

    ResponderExcluir
  42. In the series you nevedr know who will come back for the next episode.
    Princess Mariue of Baden and wife of the 11th Duke of Hamilton had a Victorian
    extension built-in 1844. You can enjnoy this action-adventure
    game as it be released on September 29, 2013.


    Check out my boog :: castle clash cheats

    ResponderExcluir
  43. That alone was an egregious oversight on their own
    part, since iit resulted in a pricey 30-minute penalty.
    Civic Seed has complleted beta testing and iss set to launch
    in February. This will likely be the first trily international launch
    of the game for Zynga.

    Also visit my page :: weeworld vip cheat ()

    ResponderExcluir
  44. More than 500 million people currently use Facebook. This new technology enables users to
    create website pages featuring slices off their favourite websites
    live on oone home page. Thhe site also gives you alll the information that you nded on a specific
    game.

    My blog post :: woozworld cheats

    ResponderExcluir
  45. I comment whenever I especially enjoy a post on a site or if I have something to
    add to the conversation. It is triggered by the passion communicated in the article I looked
    at. And on this post "Anencefalia, Acrania, mentiras e falta de respeito no Facebook".
    I was actually excited enough to create a leave a responsea response :-P I do have 2 questions
    for you if you tend not to mind. Could it be simply me or
    do a few of these comments come across like written by brain dead folks?
    :-P And, if you are writing on additional
    places, I would like to keep up with you. Would
    you make a list the complete urls of all your public pages like your twitter
    feed, Facebook page or linkedin profile?

    Here is my site: kolikkopelit netissa, ,

    ResponderExcluir
  46. With the information you've seen here, you have the tools to Maimize Your
    Potential In Neywork Marketing. The Wii's online service is more focused oon
    social networking through thhe Miis, friends message boards andd sharing photos, than on playing games
    against other people. At launch, Ping had Facebook integration, but a disagreement between the two companies resulted
    in Facebook integration being removed, much to
    the detriment oof Ping’s success.

    Here is my website woozworld cheats for wooz

    ResponderExcluir
  47. Witin the games, marketers of video gaming ccan place advertisements.
    six milliopn gallons of drinking water as well aas over 760,000 hott meals for youngsters in Haiti, 45,000
    meals for U. This is going to be the first truly international launch of a game for Zynga.



    Look into my website weeworld free vip

    ResponderExcluir
  48. I am really impressed with your writing skills and also with the format on your weblog.
    Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either
    way stay up the excellent quality writing, it is rare to peer a nice blog like this one nowadays..


    Here is my blog; sfilmowal.elblag.pl

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.