segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Por que preciso aprender filosofia?

 *ASSISTA*

Esta é uma pergunta que já se tornou trivial e que se mostra muitas vezes como afirmação, ou seja, querendo atribuir a filosofia como algo sem utilidade e até mesmo sem fundamento. Mas afinal para que estudar e para que serve a filosofia? Podemos dizer que quando estudamos filosofia, passamos a pensar de diferentes maneiras, pois começamos a exercer o pensamento. A filosofia é a busca de novos horizontes, é a busca por respostas, são questionamentos incessantes... A cada questionamento que fazemos, estamos buscando mais conhecimento, assim passamos a interpretar e pensar o mundo. Portanto, começamos a olhar as coisas de fora,  sem continuar seguindo e repetindo o que nos foi ensinado. Filosofamos quando nos admiramos e lidamos com o desconhecido, com o enigmático. A partir disso nasce o saber, ao percebermos nossa ignorância e fragilidade diante das coisas do mundo. Agora entra a questão: Isso tudo tem utilidade? Muitas vezes nos preocupamos em justificar a filosofia pela categoria do útil e consequentemente acabamos esquecendo de afirmar o valor da inutilidade. O inútil também tem seu valor, porque o mesmo proporciona algo essencial para a vida humana: "traz prazer". Qual a utilidade da música, da poesia e de uma pintura? Ambas trazem prazer e juntamente com ele, experiência e conhecimento. Por isso, o prazer da filosofia é romper com as verdades e certezas que nos foram ensinadas, criando novas perspectivas e dando um significado a nossa vida, ou melhor, muitos significados. Enfim, com a filosofia nos libertamos dos diversos cárceres e criamos asas imensas que nos movimentam em direção oposta à obviedade. Eis o grande valor da inutilidade!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Se tem algo que a filosofia fez por mim, foi me fazer pensar mais e melhor... Foi me ensinar a ver o mundo com interpreções multiplas e não única idéia pré-concebida por sei lá quem... E especialmente, me fez perceber que quando nos olhamos de fora de nós mesmos, temos novas mil possibilidades de nos descobrirmos e melhorarmos como pessoas. Gostei dos teus posts! Sucesso no Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tens gostado do filosofiahoje.com ! Passei a seguir teu blog. Faço esse blog com a razão e o coração!Passei a seguir teu blog, bem legal. Acho que tu entendes bem o porquê necessitamos de filosofia :)

      Excluir