domingo, 29 de janeiro de 2012

Frases de Filosofia - O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as pessoas idiotas estão cheias de certezas - Charles Bukowski


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Olá Fábio, feliz de saber que vc gosta do Bukowski, li alguns livros dele e recentemente um de poemas. Não sei se vc conhece esta, mas, vc vai entender o lado foda e doce do rapaz:
    "É este o problema com a bebida, pensei, enquanto me servia dum copo. Se acontece algo de mau, bebe-se para esquecer; se acontece algo de bom, bebe-se para celebrar, e se nada acontece, bebe-se para que aconteça qualquer coisa."

    Eu particularmente gosto muito desta:

    "A diferença entre a Arte e a Vida é que a Arte é mais suportável."

    Abraços e um Domingo suportável para vc!

    ResponderExcluir
  2. "O Problema" do mundo de hoje?
    Tanto "inteligentes" quanto os não tanto assim, desconhecem por conveniência as verdades mais fundamentam, aquelas que resolvem os "problemas"...e cuja ignorância os cria e sustenta...

    ResponderExcluir
  3. @rascunhos: Eu não sou fã de literatura, o motivo é o seguinte: a maioria dos escritores enrolam de mais para falar poucas coisas... Por isso me filiei ao partido dos filósofos, estes sabem ir direto ao ponto e são capazes de com 1 ou 2 linhas mudar o mundo. Bukowski foi um poeta escritor do tipo raro... diferente, não tinha medo do obsceno, nem do vulgar, era do tipo que botava do dedo na ferida. Se mais pessoas lessem Bukowski acho que o mundo não seria um lugar melhor, mas pelo menos não seria tão idiota e cheio de "não-me-toques". Não conhecia nenhuma frase citada. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. @gustavo m : Realmente esse não é um problema de hoje... A falta de fundamentos é um problema antigo, mas eu gostaria de ir mais longe... Tentamos em vão achar as respostas para os problemas da vida, porém nos mantemos ignorantes frentes as perguntas que nos poderiam ajudar nessa jornada... Um mundo onde a arte de fazer respostas seja mais importante que a necessidade de achar respostas será um mundo onde todos saberão sobre os fundamentos... mas esse mundo não é o nosso... é o mundo perfeito, de uma espécie de homens perfeito, que jamais existiu.

    ResponderExcluir
  5. *Digo* Um mundo onde a arte de fazer perguntas seja mais importante que a necessidade de achar respostas será um mundo onde todos saberão sobre os fundamentos... mas esse mundo não é o nosso... é o mundo perfeito, de uma espécie de homens perfeitos, que jamais existiu.

    ResponderExcluir
  6. "Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões." Bertrand Russell

    São a mesma frase???

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo. As duas fazes certamente tem o mesmo sentido e significado. Porém uma com a elegância de Russell e a outra com a vulgaridade de Bukowsky... Se houve plágio eu não sei, não sei de Bukowsy lia Russell...Porém o que sei é que essa é uma ideia compartilhada por quase todos aqueles que tem a mente aberta e pensam filosoficamente. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. http://www.facebook.com/pages/%C3%89-Filosofia/391376697599722 é filosofia gente!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.