segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O que é Filosofia: O Quebra-cabeça dos Deuses

4...
            Após banir os homens do paraíso, Deus separou suas almas de todo e qualquer conhecimento que um dia almejaram ao surrupiar o fruto proibido.

Mas Deus, do alto de sua sabedoria, notou que os homens não conseguiam viver sem conhecimento. Para resolver esta situação Ele reuniu todos os anjos do céu e disse:

-Entrego-lhes o conhecimento dividido em um quebra-cabeça para que vocês espalhem suas peças pelo universo... e assim, com o desenvolver de valores como o ímpeto, força, compaixão e benevolência os homens poderão alcança-lo novamente por seus próprios méritos.

Após essa reunião, Deus chama seu melhor anjo e em segredo lhe faz um pedido:

- Entrego-lhe as molduras do quebra-cabeça, elas são a chave de todo conhecimento e sem elas nenhuma outra peça fará sentido. Estas peças tão especiais e de valor único serão: a lógica, para que os homens compreendam, analisem e critiquem tudo que existe e pode existir; a gnosiologia, para que possam dar o real valor a cada peça do quebra-cabeças; a ontologia, para que se estudem enquanto o que realmente são... meros seres; a ética, para avaliarem o seu comportamento uns com os outros; a estética, para que deem valor ao belo; a antropologia, para tentarem descobrir quem são e pra onde vão; etc... Caro anjo meu, esconda todo este saber dentro da alma de cada homem que nascer e faz com que eles, mesmo os que negarem minha existência,  se lembrem de Mim sempre que sentirem um vazio infinito.

E exatamente como Deus pediu... o anjo fez...

E assim os milênios foram sucumbindo... Os homens foram nascendo e morrendo... Evoluindo e lutando durante várias gerações...

As famílias cresceram, viraram comunidades... que cresceram e se tornaram sociedades... que dividiram e se tornaram cidades... que guerrilharam entre si e separaram ainda mais as peças do quebra-cabeça.

Os homens nunca pararam suas guerrilhas, mas com o passar dos anos perceberam que cada povo possuía coisas únicas e tiveram que começar a comercializar um pouco de tudo.  Junto com os temperos, roupas, tecnologia e todo lixo material que trocavam começaram a trocar conhecimentos e crenças uns com os outros... De forma quase sem querer, começaram a encaixar algumas peças do quebra-cabeça.

Neste processo alguns notaram a falta das molduras e o desejo semelhante de             busca-las elas em coisas que fossem muito além dos mitos que explicavam o mundo. Isso fez com que olhassem para dentro de si e criassem aquilo que hoje chamamos de Filosofia.

Dede então a filosofia jamais parou de crescer e jamais parará, pois existe uma infinidade de peças espalhadas pelo universo e outra ainda maior espalhada dentro de cada um.

E Deus viu que isso era bom...



By Fabio Goulart, Porto Alegre 2011.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Pois então, Fábio. Vejo com esse pensamento seu que as pessoas de um certo modo são cheias dúvidas a respeito de sí mesmo. Que confuso é essa tal de vida!?... Quem devemos respeitar?niguem tem respostas? ou devo seguir meu caminho só.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.