quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O que é Filosofia: 5 Textos, nenhuma resposta.

          Neste trabalho você encontrará uma série de 5 textos que de forma ambígua e aberta tentam se aproximar das questão “o que é filosofia”, porém sem trazer nenhuma resposta pronta. Minha intenção e fazer com que o leitor chegue a sua própria respostas a partir de sua experiência, vivência e reflexão particular. Espero que gostem! Clique no texto escolhido abaixo e BOA LEITURA!


A filosofia pra mim é uma busca do ser humano. Desde pequenos buscamos entender as coisas como realmente são e não como aparentam ser. Por isso gosto de dizer que todo homem é no fundo um Tales de Mileto, ou seja, “um inventor da filosofia”. A filosofia estuda infinitas coisas e justamente por isso se divide infinitas vezes para seguir os anseios e vontades de cada filósofo.

O que os 5 textos querem dizer em suas essências é que a filosofia nasce dentro de cada homem e seu único objetivo comum é a tentativa de explicar o que já aparentava estar explicado. Assim sendo, o filósofo “pinta o mundo” com suas próprias tintas , vê a vida em sua própria tela e banha-se nas águas do próprio rio. Filosofia é responsável por apaziguar a inquietude das almas dos homens, pois é responsável pelo caráter crítico das escolhas e atos que fazemos ao longo de nossa história.

Eu sou do tipo que acredita que a pergunta “Oque é Filosofia?” é uma pergunta que nunca deva ser respondia. Pois quando alguém a responde limita o que pode ser filosofado e com isso acaba com uma das principais virtudes da filosofia sobre as ciências... sua liberdade. Por fim, a filosofia é vital para homem... vital para o ser poder ser racional.

By Fabio Goulart, Porto Alegre 2011.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.