sábado, 12 de novembro de 2011

Olá, Seja bem vindo ao site FILOSOFIA HOJE

Somos um portal de filosofia criado para publicar e criar conteúdo de qualidade para internet. Acreditamos "que a filosofia é o melhor remédio para mente", por isso nossa proposta é proporcionar a dose diária de reflexão necessária para fazer a mente humana funcionar melhor.

Eu sou Fabio Goulart, Filósofo da educação, da política e da informação. Nasci no dia 11 de Dezembro de 1987 na cidade de Porto Alegre-RS Brasil. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS 2012-2014) com período Sandwich na Universidad de la Republica (URUGUAI 2012) Possuo graduação (Licenciatura Plena e Bacharelado) em Filosofia pela PUCRS (2006-2011). Sou Professor da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SECRS). Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Comunicação, Ética e Filosofia Contemporânea. Atuo nos seguintes grupos de pesquisa: Filosofia e Interdisciplinaridade (PUCRS) e Filosofia Sistemática: Dialética e Filosofia do Direito (PUCRS). Também sou Fundador e Diretor do Centro de Estudos Independente Filosofia Hoje (CEIFH). Mais informações em meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8955834101065784

Criei este Site para compartilhar frases de filosofia, imagens políticas, filosofia em quadrinhosmeu Vlog, minhas ideias, vídeos e músicas. Meus estudos, artigos, ensaios e publicações Filosóficas. Vou postar minha obra, minha vida, minha arte...MINHA FILOSOFIA.

Mais do que isso, este site tem se estendido muito e tem tudo para se tornar uma referência em língua portuguesa quando o assunto é filosofia hoje na internet. Por isso além de minhas obras, também serão postadas as mais diversas e importantes obras realizadas na história da filosofia. E a seção BIBLIOTECA está recheada de dos mais diversos e-Books de filosofia.


Fique à vontade e desfrute de todo conhecimento aqui postado. Tenho a certeza que você achará a navegação super simples.  No “Menu Superior” você tem acesso rápido as “Boas vidas”, aos “Textos” aqui publicados e aos “Downloads” disponíveis e gratuitos, etc. No “Menu Lateral” na direita do site, você verá o "Like box" do Facebook e logo abaixo pode ter acesso a todas minhas redes sociais, pode pesquisar uma palavra chave através do Google, tem acesso a todos textos no “Cantinho Filosófico” que é a a linha de tempo do blog com tudo que já foi aqui postado, Link de seguidores, Inscrição de e-mailFeed de notícias,   bem como ao Download em destaque, etc. Basta rolar o site para baixo que será possível encontrar tudo com facilidade.

Todos textos aqui postados você poderá usá-los e compartilhá-los a vontade. Só quero pedir "encarecidamente" que citem o autor e a fonte (www.filosofiahoje.com)

Sempre que sobrar tempo vou postar algum trabalho acadêmico que estiver envolvido e tudo aquilo que achar pertinente que esteja ocorrendo na minha vida.Vou divulgar minhas músicas e falar sobre política, esportes, games, filosofia, cultura em geral... Postar várias Imagens Politicas e Críticas, Vídeos Interessantes, Charges, Quadrinhos, Poemas e Frases de Filosofia, etc...Tudo aquilo que “me gusta”, como o mundo digital e algum assunto que esteja sendo discutido no momento.

***OU SEJA***Vou postar tudo aquilo que me der na telha e seja pertinente para à FILOSOFIA HOJE ***

Críticas, dúvidas e sugestões SEMPRE serão bem vindas !!!

Att

Fabio Goulart, Porto Alegre 2011.

*** Conheça também a Equipe de Colaboradores deste grande trabalho:



Lucas Fontella Margoni - Porto Alegre - RS
CEO e Fundador da Editora Fi que é a principal parceira do Filosofia Hoje e CEIFH. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente no tema Filosofia da Mente.

Alex Mesquita - Lagoa de São Francisco - PI 
Licenciado em Pedagogia/Filosofia/Docência do Ensino Superior pela UESPI e FAEME é Professor de Filosofia e Sociologia no Governo do Estado do Piauí e contribui com posters originais de seu pensamento e experiência docente ao Filosofia Hoje. É moderador do Grupo de Trabalho e debates Filosofia Hoje e Membro do CEIFH 


Heyner Mercado - Porto Alegre - RS
Professor de Língua Inglesa e grande conhecedor da nossa língua Portuguesa, é moderador do Grupo de Trabalho e debates Filosofia Hoje e Membro do CEIFH.

Eduardo Viveiros de Sousa - Planaltina - DF
Licenciado em Filosofia  pelo Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR, pólo de Taguatinga, Distrito Federal.  É moderador do Grupo de Trabalho e debates Filosofia Hoje e Membro do CEIFH  

Mayck de Castro - Manhaçu - MG
Estudante de Direito na Faculdade Doctum, é amante da Filosofia! Filosofa e aprende muito com o CEIFH e Filosofia Hoje. É criador de conteúdo desta página, moderador do Grupo de Trabalho e debates Filosofia Hoje e membro do CEIFH.



Artur Lopes Filho - Pelotas - RS
Membro do CEIFH, atualmente é Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - parte desse cursado em intercâmbio junto a Universidad de la República de Montevidéu/Uruguai (UDELAR). tem o título de Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Possui graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS), Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Lasalle (UNILASALLE/CANOAS), O autor tem experiência na área da Filosofia, com ênfase nos estudos da Teoria Crítica da Sociedade desenvolvida pelos teóricos da Escola de Frankfurt em especial, os problemas apontados pelos autores acerca da história da humanidade, da deformação cultural e da ascensão da razão instrumental. Atualmente seus estudos se encontram centrados nas questões que circundam a filosofia da história, aprofundando sua pesquisa na temática do progresso do saber e sua relação enquanto elemento formador do pensamento filosófico contemporâneo. Os autores mais estudados pelo filósofo são: Friedrich Nietzsche, Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, G. W. F. Hegel e Michel Onfray.


Gustavo Oliveira de Lima Pereira - Porto Alegre - RS
Doutor em Filosofia pela PUC/RS (2014). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Especialização em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul (2007). Mestre em Direito Público pela Unisinos (2009). Professor de Direito Internacional e Teoria do Direito da PUC/RS. Tem experiência na área de pesquisa acadêmica, com ênfase em Direito Internacional e Cosmopolitismo, internacionalização do Direito, Proteção Internacional para Apátridas e Refugiados, criminalização do estrangeiro, ética da Alteridade, Hospitalidade, desconstrução, democracia por vir e o pensamento de Jacques Derrida, Filosofia Política, Filosofia e Teoria do Direito. Advogado do GAIRE - Grupo de assessoria a imigrantes e a refugiados, Vinculado ao Serviço de Assessoria Universitária da UFRGS. Especialista em Direitos Humanos e Membro do CEIFH.

Já colaboram  com a Filosofia Hoje

Agemir Bavaresco - Porto Alegre - RS

Foi o responsável pela coluna Opinião Filosófica e pela revista parceira de mesmo nome, é Doutor em Filosofia na Université Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1997). Pós-Doutorado na Fordham University (2009). Visiting Scholar na University of Pittsburgh (2011 e 2012). Pesquisa pós-doutoral na University of Sydney (2013). Pesquisa e solidariedade na University of Guyana (2014). Possui ainda mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa a partir de um viés interdisciplinar nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Política e Filosofia do Direito. Dedica-se a atualização do tema Democracia e Opinião Pública.

Fábio Fleck - Porto Alegre - RS

Visando crescer ainda mais e trazer até você leitor-internauta conteúdo original e com cada vez mais qualidade para sua reflexão diária, nós do Filosofia Hoje estamos começando uma serie de colunas hoje (dia 30/07/2012). A primeira chama-se: “O Som da Verdade”, escrita pelo músico Fábio Fleck (nascido em Porto Alegre, dia 23 de Junho de 1986 ), esta coluna tentará trazer sempre “uma outra opinião” sobre assuntos que estão em pauta no momento. Analista de Sistemas e Desenvolvedor pela Universidade Norte do Paraná e Web Designer pela Q.I. Informática, é o Web Master e Administrador de todas ramificações do Filosofia Hoje. É Fundador e Coordenador do CEIFH. Deixou a página e todos os demais projetos em janeiro de 2016.

Juliana Pacheco - Porto Alegre - RS
Fez parte de nossa equipe do dia  18/02/2012 à 19/07/2013 a filósofa Juliana Pacheco que também é de Porto Alegre e nasceu em 7 de Julho de 1986. Licenciada, Bacharelada e Mestranda pela PUCRS .Ela trouxe muito conteúdo para reflexão, humor e também um toque feminino ao blog, mas agora está envolvida em outros projetos.

Esperamos que gostem, CURTAM, COMPARTILHEM, COMENTEM e reflitam bastante nesta nova fase de nosso trabalho.

Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Que bacana, Fábio. Adorei sua coragem!

    Também me atrevo a fazer a minha filosofia no revista cidade sol. Antropofagia aplicada!

    Abs do Lúcio Jr.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lúcio Jr... Estou seguindo teu blog, muito legal... Sempre que puder recomende o www.filosofiahoje.com para seus amigos e leitores. Att !

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabio,bom dia!Descobri o seu blog hoje.Sou coordenadora pedagógica de uma escola de educação infantil.Tenho muitas inquietações:filosóficas,pedagógicas,as duas juntas ou separadas(rsrsr).já estou te adicionado aos meus favoritos.Voltarei.
    Abraços,
    Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Aracaju - Se, Fará presentwe tb aqui, no filosofiahoje. Jose Anselmo 1° periodo na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS.

      Excluir
    3. Benvindo também Jose Anselmo! Convide também seus amigos!

      Excluir
    4. Seja bem-vinda Lucimere! Suas inquietações são muito bem vindas aqui! Participe também de nossa página no facebook facebook.com\filosofiahoje . Abraços

      Excluir
  4. Maravilha Fábio,parabéns pela atitude.Descobri agora e já favoritei. Filosofia é essencial, os ignorantes é que a consideram uma questão de gosto. Viu? Já entrei no clima. rsrsrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda @cleia !!! Teus comentários serão muito bem vindos! Conto com você para compartilhar com seu amigos. Abraços :)

      Excluir
  5. ENTÃO FÁBIO, ESTE É O MELHOR BLOG E MAIS ATUALIZADO QUE JÁ VISITEI, DEPOIS QUE CONHECI, VEJO TODOS OS DIAS, ESTOU SEMPRE PASSANDO PARA DEIXAR ALGUNS COMENTÁRIOS, POIS SERIA DESPERDÍCIO NÃO DISCUTIR SOBRE ESSES ASSUNTOS QUE VOCÊ E A JULIANA TRAZ, AMO A SABEDORIA, E POR ISSO ESTOU SEMPRE BUSCANDO NOVOS CONHECIMENTOS, PARA MIM E PARA AJUDAR NA MINHA MONITORIA DA ESCOLA. PARABÉNS PELO BLOG, RECOMENDO-O SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter tua admiração e em poder estar ajudando no teu dia-a-dia :) Teus comentários são sempre importantes :)@DORYNHA

      Excluir
  6. SEU BLOG FICA MELHOR A CADA DIA, INCRIVEL COMO VOCE TEM POSTADO CONTEUDOS DESDE 2010 ATE ATUALMENTE, E OTIMO PARA NOSSA REFLEXAO DIARIA, A TENDENCIA E QUE CONTINUE ASSIM, CRESCENDO CADA VEZ MAIS, A VOCES QUE TRAZEM CONTEUDOS PARA NOSSA FILOSOFIA DIARIA, QUERO PARABENIZA-LOS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  7. QUE CHEGUE 2013, MAS ATE LA, MUITA REFLEXAO, VAMOS VIVER UM DIA DE CADA VEZ.
    VEJA SO O QUE EU ACHEI, http://www.youtube.com/watch?v=A1NgwaY3FWM&feature=autoplay&list=ULiSG9UlgF3IA&playnext=1

    ResponderExcluir
  8. Olá Fábio, seu blog está cada dia melhor, sempre com assuntos interessantes. Quero parabenizar sua equipe pelo trabalho super interessante, de levar filosofia à nossas vidas, reflexões enfim. Mas estou sentindo falta da coluna “O Som da Verdade”. Esta sempre traz assuntos críticos e não deixam de ser atuais, como tudo aqui postado. Além disso, tenho baixado alguns de seus vídeos e usei-os em encontros de estudo, sempre citando a fonte, claro, e recomendo sempre o blog, a página enfim. Admiro muito seu trabalho, e é isso, eu tinha que passar aqui pra deixar esse recado rsrs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mais uma vez @Dorynha! É sempre bom te ter por aqui. Postamos ainda hoje um novo texto da coluna o som da verdade, o fato é que o Fleck está com pouco tempo para manter a periodicidade sem perder a qualidade, mas sempre que possível ela posta novidades por aqui.

      Excluir
  9. Feliz Natal e prospero ano de 2014 à toda equipe do Filosofia Hoje, (independente de crença ou descrença)... a cada ano o blog nos traz reflexões cada vez melhores, achei interessante prestar agradecimentos, principalmente neste final de ano, que é possível ver todo o trabalho feito aqui. Parabéns novamente e continue sempre assim, vocês fazem a diferença... ;) !!!
    P.S.: Também tenho observado a coluna, e também está de parabéns, ... é um bom crítico.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.