terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que é Filosofia: Filosofar e Cagar

Olá, este texto escrevi quando tinha apenas 18 anos e estava iniciando o curso de filosofia. Trata-se de uma brincadeira, um texto humorístico que apresentei nas aulas iniciais de filosofia e que foi aclamado por colegas e professores. Pra se ter uma ideia, o Professo Sérgio Augusto Sardi, que é doutor em filosofia, solicitou minha autorização para utilizar estas "poéticas palavras" em seus trabalhos acerca de filosofia para jovens e crianças. Então... com muito orgulho lhes compartilho esta bizarra analogia...

\/\/\/    

5...
                Se Sócrates era o parteiro das ideias, eu não sei como elas continuam nascendo...
                Acho que a filosofia é semelhante ao ato de cagar.
                Existem prisões de ventre, quando o pensamento esta lá, incomodando. Mas agente faz força, faz força e nada do “dito cujo” sair. Mas quando sai, é um alívio só! É uma verdadeira felicidade... O problema é quando desce arranhado e machuca a nós mesmos.
                
                Existem diarreias, quando as ideias não param de surgir na nossa mente, às vezes nem dá tempo de anotar uma e já vem chegando outra. O único problema das diarreias filosóficas é que o pensamento geralmente é mole, sem densidade ou firmeza argumentativa.
                Existe o cocô diário, aquela “cagada” diária que todos devemos fazer para sobreviver. Geralmente simples e indolor serve para aliviarmos um pouco de toda a informação que recebemos no dia-a-dia.
                Também há a “Barrigada depois do churrasco”, após ler bons livros e ter tido boas aulas de filosofia... a cagada é sempre arrasadora. Diríamos que ela “entope o vazo” de tantas são as ideias.
                Filosofar não deixa de ser o ato de expelir as ideias pra fora, ou de refleti-las nas calmas águas de nossa mente. Às vezes doloridas, outras vezes fluidas... Às vezes simples, outas complexas... FILOSOFAR É VITAL PARA EVOLUÇÃO DO HOMEM...
                ...Ou em palavras mais simples, Filosofar é como cagar. (obs.: isto não significa que todas nossas ideias sejam uma bosta.)

 By Fabio Goulart, Porto Alegre 2006-2011.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Assim como no processo digestivo, ao filosofar, o ser humano pode e deve selecionar "o que entra", para conseguir uma consistência melhor "do que sai."

    ResponderExcluir
  2. mas quanta merda!

    teu post está uma bosta!

    ResponderExcluir
  3. Digo mais, Anônimo... Este texto está todo cagado! Só tem merda nele! hehehe!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.