terça-feira, 18 de outubro de 2011

O FALSIFICACIONISMO DE KARL POPPER (The falsificationism of Karl Popper)

filosofo karl popper
Título: O FALSIFICACIONISMO DE KARL POPPER: seria o falsificacionismo um bom critério delimitador da ciência? - DE KANT A POPPER:  ENSAIO SOBRE A CIÊNCIA

Autor: FABIO GOULART

PORTO ALEGRE, 2010-2013.
***

ABSTRACT
         Usually scientific laws and theories are formed of universal statements. There's no shame in this, the question arises when we seek dangerous than a scientific methodology is: How can we reach these universal theories from observations of individuals? Or: How can we infer a universal statement from singular statements (however numerous they may be)? This is the classic problem of inductivism. Popper's falsificationism has developed a proposal in front of this problem. He realized that although a singular existential statement is not sufficient to prove a universal statement, a singular existential statement may be sufficient to demonstrate that a universal statement is untrue. From this point the article begins with an introductory discussion about falsificationism and its status as a criterion delimiter of science as a methodology and how it can provide for dialogue and creativity.

Keywords: falsification, Falsifiability, Criteria for Science.

RESUMO
Geralmente as leis e teorias científicas são formadas de enunciados universais. Não há problema algum nisto, a questão perigosa que surge quando buscamos uma metodologia cientifica é: Como é que podemos chegar a estas teorias universais a partir de observações singulares? Ou ainda: Como podemos inferir um enunciado universal a partir de enunciados singulares (por mais numerosos que sejam)? Este é o problema clássico do indutivismo. Popper desenvolveu o falsificacionismo como uma proposta frente a este problema. Ele percebeu que apesar de um enunciado existencial singular não seja suficiente para provar um enunciado universal, um enunciado existencial singular pode ser suficiente para demonstrar que um enunciado universal é falso. A partir deste ponto o artigo inicia-se com uma análise introdutória sobre o falsificacionismo e sua condição enquanto critério delimitador da ciência, como uma metodologia e como ele pode se prestar para fomentar o diálogo e a criatividade.

Palavras Chaves: Falsificacionismo, Falseabilidade, critérios para a ciência.

1. KANT E A CIÊNCIA

Ente os vários tratados de Immanuel Kant acerca da ciência gostaria de citar Princípios metafísicos da ciência da natureza escrito no ano de 1786 onde a natureza é vista como a totalidade dos fenômenos, seja eles físicos ou psicológicos e a ciência é caracterizada em seu sentido mais abrangente como qualquer doutrina sistemática, ordenada e dotada de princípios. Como demostrado também em outras obras, estes princípios da ciência podem ser a priori ou a posteriori. Embora não seja a intenção deste trabalho, que não visa ser nada além de um ensaio, para entendermos melhor todos os conceitos de Kant se faz sempre necessário o estudo de outras obras clássica do autor como:  Crítica da Razão Pura de 1781-1787 e os Prolegômenos para toda metafísica futura que apresente-se como ciência de 1783.
De acordo com a concepção kantiana existiram aquelas que pode ser chamadas ciências genuínas e as que não passam de teoria experimental ou ciência não-genuína. De modo simplificado, para o filósofo alemão são ciências genuínas aquelas áreas do conhecimento humano onde estabeleceu-se certezas e existem pontos onde algumas debates podem ser considerados encerrados, dentro desta lógica poderíamos enquadras a matemática e a própria lógica, por exemplo. Além disso para que uma área do conhecimento possa ser considerada ciência genuína, seus objetos devem ser passíveis de aplicação matemática e suas regras devem ser fundadas de acordo com os conceitos e princípios a priori da filosofia transcendental. As teorias experimentais seriam justamente o oposto e poderíamos considera como tal além da metafísica a psicologia e até o marxismo, por exemplo.
   As ciências genuínas conseguem tratar seus objetos a partir de princípios a priori, enquanto as não-genuínas limitam-se a conhecer seus objetos a partir das limitações da experiência. Das genuínas teríamos “certezas necessárias”, enquanto das não-genuínas teríamos um “saber contingente”. 
  Dada a exigência kantiana muitas das ciências que hoje são consagradas porque a humanidade conseguiu grande avanço não se enquadrariam como ciência genuína. A química por exemplo, ela possui explicações empíricas pontuais de seus fenômenos, por isso mesmo produz apenas leis contingentes, seria apenas “teoria experimental”. A psicologia seria um outro exemplo, não podemos reduzir a psique à matemática, é muito complicado falar em “leis e certezas” nesta área afinal a interferência subjetiva faz parte deste campo do conhecimento, Kant consideraria a psicologia apenas como uma descrição natural da alma.
Neste paradigma proposto pelo filósofo iluminista só é realmente ciência uma área do conhecimento que possua leis a priori e não somente leis derivadas da experiência. 


2. A FALSEABILIDADE

Em seus estudos ainda nos anos 30 do séc. XX, o filósofo da ciência Karl Popper reparou que existem dois tipos básicos de enunciados importantes para a ciência.

1° Enunciados existenciais singulares (de observação); exemplo: “Existe um cisne branco”. Estes enunciados podem ser representados da seguinte forma: existe um x que é cisne e é branco.  Onde: C é o predicado Cisne, B é o predicado branco.

2° Enunciados universais; exemplo: “Todos os cisnes são brancos”. Estes enunciados podem ser representado da seguinte forma: para todos os x, se x é um cisne então x é branco.   Onde: C é o predicado Cisne, B é o predicado branco.
           
            Geralmente as leis e teorias científicas são formadas de enunciados universais. Não há problema algum nisto, a questão perigosa que surge quando buscamos uma metodologia cientifica é: Como é que podemos chegar a estas teorias universais a partir de observações singulares? Ou ainda: Como podemos inferir um enunciado universal a partir de enunciados singulares (por mais numerosos que sejam)?

            Este é o problema clássico do indutivismo. Pela metodologia indutivista é possível passar, sem muitos problemas, da observação de uma determinada quantidade de observações do tipo “Existe um cisne branco” para um enunciado universal do tipo “Todos os cisnes são brancos”. O filosofo David Hume, ainda no século XVIII, percebeu que esta metodologia era logicamente inválida, visto que sempre pode existir pelo menos um caso onde “existe um cisne que não é branco”.

            Popper desenvolveu o falsificacionismo como uma proposta frente ao problema do indutivismo. Ele percebeu que apesar de um enunciado existencial singular não seja suficiente para provar um enunciado universal, um enunciado existencial singular pode ser suficiente para demonstrar que um enunciado universal é falso. É o que em lógica é chamado de modus tollens. Como exemplo podemos imaginar um caso onde a observação singular de um único cisne verde no meio da floresta amazônica falsea o enunciado universal “Todos os cisnes são brancos”.

            Não há nenhuma grande mudança ou inovação na maneira de se fazer ou de se pensar a ciência a partir do falsificacionismo. A grande jogada de Popper foi a ênfase que ele coloca na importância da falseabilidade[1] como principio e critério filosófico para a ciência.

            Devido a isso, devemos encarar o falsificacionismo não como uma metodologia e sim como um critério ou conduta que o cientista deve ou não adotar dentro de sua metodologia. Mas se o falsificacionismo é um critério, que critério será este? Qual é exatamente sua finalidade para a ciência?

3. A TOMADA DE DECISÃO ATRAVÉS DA HIPÓTESE DE NULIDADE
            Popper traz para o campo da ciência uma prática amplamente conhecida em estatística: a tomada de decisão através da hipótese de nulidade(H0)[2]
                                   "O primeiro passo, ou estágio, no processo de tomada de                                        decisão, é definir a hipótese de nulidade (Ho). Formula-se                                       usualmente com o expresso propósito de ser rejeitada. Se é                                              rejeitada, pode-se aceitar a hipótese alternativa (H1). A                                        hipótese alternativa é a definição operacional da hipótese                                        de pesquisa do pesquisador. A hipótese de pesquisa é a                                         predição deduzida da teoria que está sendo comprovada."[3]                                               
            Neste sentido, a grande novidade do falsificacionismo limita-se a importância que se dá pela procura da hipótese da nulidade. Antes de Popper, se buscava tal hipótese apenas quando o autor tentava fazer alguma previsão, quando alguém buscava criticar ou salvar uma determinada teoria, etc.

            Para os falsificacionistas, dentre outras coisas, uma boa teoria cientifica precisa ser potencialmente geradora de hipóteses falseadoras. Quanto maior o risco de ser falseada, melhor é a teoria cientifica. Seguindo esta ideia, uma teoria que está “imune a erros” ou que corre pouco risco de ser falseada, não pode ser considerada cientifica, deve ser tratada como misticismo, ou no máximo pseudociência.

            Quando aplicamos o critério falsificacionista, é normal que tenhamos várias teorias falseadas seguindo um mesmo empreendimento cientifico. Mas por qual motivo o cientista escolhe por determinada teoria em detrimento a outra? Geralmente esta escolha é feita de maneira subjetiva, por mais que se possa apresentar pesos diferentes para diferentes hipóteses falseadoras, a escolha geralmente é fruto de uma decisão subjetiva. O problema que ocorre deste fato é que se pode utilizar desta subjetividade para se justificar escolhas cientificas que escondem ideais políticos, econômicos,etc. que podem ter cunho nazista, fascista, racista, ou que simplesmente estão tentando revelar determinadas “verdades” que são interessantes para determinadas organizações.

            O filósofo Chalmens[4]  nos diz que mesmo o falsificacionismo mais avançado enfrenta este tipo de dificuldade, pois é muito difícil avaliar isoladamente o quão falsificável pode ser uma teoria. Para ele primeiramente devemos compreender a ciência como um corpo de conhecimentos historicamente em expansão e que uma teoria só pode ser adequadamente avaliada, se for prestada a devida atenção ao seu contexto histórico, ou seja, a avaliação da teoria está imanentemente ligada às circunstâncias na qual surge e não no seu grau de falseabilidade.

4. O FALSIFICACIONISMO AVANÇADO
            Gostaria de elucidar um breve exemplo de aplicação do critério falsificacionista para introduzir de maneira mais suave a ideia do falsificacionismo avançado.

            Vamos supor a seguinte hipótese H1:
                        H1 = “Todos os cisnes do Brasil são brancos.”

            Para chegarmos a esta teoria sobre os cisnes brasileiros devemos imaginar que foram feitas varias experiências observacionais sobre os cisnes brasileiros e que esta é uma teoria falseável. Além disso, é necessário conhecer diversos conceitos (tais como cisnes, Brasil, branco, etc.) como pressupostos.[5]

            Uma previsão válida que podemos fazer a partir da hipótese H1 é:
            “Visto que o estado do Rio Grande do Sul e todas suas cidades pertencem ao Brasil, todos os cisnes do Rio Grande do Sul são brancos.”

            Vamos imaginar que alguém tenha demonstrado que, ao comer um determinado tipo de beterraba os patos, e que originalmente eram brancos, se tornam vermelhos; e conclui que, se a teoria sobre os patos estiver certa e se ela também permanecer verdadeira se cisnes comerem tais beterrabas. Pode-se, então, construir a seguinte hipótese de nulidade Ho: Em condições X, obter-se-ão, em algum lugar do Brasil, cisnes vermelhos. Esta previsão não decorre da teoria (H1), mas de evidências prévias outras e estranhas à mesma. Se esta hipótese (Ho) for verificada, a hipótese original H1 estará falseada.
            Este simples fato condenaria a teoria original para o falsificacionista ingênuo. Mas não para um falsificacionista avançado, afinal optar por uma teoria não significa crer numa verdade absoluta. Se eu afirmo que Ho é verdadeira, e consequentemente H1 é falsa, isto não significa que eu estou atribuindo o grau de veracidade 100% a uma hipótese e 0% à outra; significa, simplesmente, que o experimento me convenceu a optar por uma teoria em detrimento da outra.
            Vamos supor o seguinte caso: Um cientista descobriu uma nova espécie de cisnes verdes na Bahia. Significa isto que a hipótese H1 é falsa? Não. Simplesmente ela foi falseada. Nada impede que amanhã, com a evolução da ciência, se descubra que estes pássaros verdes, a que hoje associamos a idéia “cisne” após uma análise mais apurada, sejam considerados “gansos” ou gênero novo de aves.

5. AS PSEUDOSCIÊNCIAS
            Aqui encontramos um ponto que realmente pode causar certa desconfiança na teoria de Popper. Para ele o falsificacionismo pode funcionar também para distinguir a ciência genuína da astrologia, da adoração de espíritos, e até do marxismo ou da psicanálise. Para ele, todas estas teorias citadas são "pseudociências". Isso porque suas teses centrais seriam teorias irrefutáveis. Os marxistas prevêem que as revoluções proletárias serão bem sucedidas quando os regimes capitalistas estiverem suficientemente enfraquecidos pelas suas contradições internas. Mas, quando são confrontados com revoluções proletárias fracassadas, respondem simplesmente que as contradições desses regimes capitalistas particulares ainda não os enfraqueceram suficientemente. De maneira semelhante, os teóricos psicanalistas defendem que todas as neuroses adultas se devem a traumas de infância, mas quando são confrontados com adultos perturbados que aparentemente tiveram uma infância normal dizem que ainda assim esses adultos tiveram que atravessar traumas psicológicos privados quando eram crianças.
            Para Karl Popper estes truques são a antítese da seriedade científica. O cientista de verdade re-pensaria suas teorias após a observação de exemplos contrários.

CONCLUSÃO
Muito mudou tanto na forma de se fazer quanto na forma de se entender a ciência entres os séculos XVIII e XX. Se para Kant só eram realmente ciência as áreas do conhecimento que possuíam leis a priori e não somente leis derivadas da experiência, para Popper um enunciado para ser científico precisa ser falseável.
Por si só o falsificacionismo não pode estabelecer critérios absolutos e verdadeiros, mas tenho a certeza que Karl Popper não estava pensando nisso quando o desenvolveu, afinal: isso seria uma contradição. Além de tudo, o falsificacionismo presta-se também a fomentar o diálogo e a criatividade. Por mais criticável que possa ser, ele acaba por nos servir quase que como um apelo para que se invista mais em experiências de pensamento, um recurso legítimo e de grande valor em ciência.
Porém, um cientista, pode utilizar maus critérios, ou apoiando-se em dogmas, construir de maneira não cientifica um determinado campo do conhecimento. Isso não impede que possamos estudar cientificamente tais teorias ou, pelo menos, possamos aproveitar-las em pesquisas cientificas legitimas. Afinal, uma teoria considerada hoje como não científica pode a qualquer momento ser considerada cientifica se assim for verificada. Devido a isso, não podemos assumir que um campo do conhecimento seja não científico pelo simples fato de não encontrarmos nele teorias científicas. Julgo que não existem áreas não científicas, mas sim áreas onde ainda não foram produzidos conhecimentos científicos. 
.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHALMERS, Alan F., O que é ciência, afinal?, São Paulo, Editora   Brasiliense, 2001.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. (ed. A e B) Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. - 7ª ed. - Lisboa-Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. 

 _____ Prolegómenos a toda a metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. Tradução de Artur Morão. Lisboa-Portugal: Edições 70, 2008.
 _____ Primeiros princípios metafísicos da ciência da natureza. Tradução de Artur Morão. Lisboa-Portugal: Edições 70, 1990.

MESQUITA F.° , A, Ciência empírica: uma arma ou uma dádiva?, Faculdade (Revista do IAMC), n.° 6, 1983

SIEGEL, S., Estatística não-paramétrica, São Paulo, Ed. McGraw-Hill do Brasil Ltda, São Paulo, 1977.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Falseabilidade em 08 de junho de 2013 às 19h e 45min.

***
By FABIO GOULART

PORTO ALEGRE, 2010.


[1]    http://pt.wikipedia.org/wiki/Falseabilidade
[2]    SIEGEL, S., 1977, Estatística não-paramétrica, Ed. McGraw-Hill do Brasil, Ltda, São Paulo
[3]  MESQUITA F.° , A, 1983, Ciência empírica: uma arma ou uma dádiva?, Faculdade (Revista do IAMC), n.° 6, agosto/83

[4]    Em seu livro “O que é ciência afinal” 
[5]    Isto alimenta ainda mais a crítica que se pode fazer a ideia de que a ciência começa com a observação.
Comentários
42 Comentários

42 comentários:

  1. Grеаt aгtiсle, just what I wanted to find.



    Αlѕo visit my webpаgе :: gnd.Com.tr
    Also see my website - http://gnd.com.tr

    ResponderExcluir
  2. It's an awesome piece of writing in support of all the internet users; they will get advantage from it I am sure.

    Take a look at my homepage: http://www.cumamesaj.lari.ws/

    ResponderExcluir
  3. I’m not that much of a internet reader to be honest but your
    sites really nice, keep it up! I'll go ahead and bookmark your website to come back down the road.

    Many thanks

    My web site - call of duty ghosts cheats book

    ResponderExcluir
  4. I visited various blogs except the audio quality for audio
    songs current aat this sit is actually excellent.


    Also visit my page คาสิโนออนไลน์

    ResponderExcluir
  5. http://www.egazing.biz

    Here is my website ... robot multifonction - http://www.egazing.biz,

    ResponderExcluir
  6. It's wonderful that you are getting thoughts from this article as well as from our dialogue made here.


    Feel free to surf to my blog post; web site

    ResponderExcluir
  7. Hey there just wanted to give you a brief heads
    up and let you know a few of the pictures aren't loading correctly.
    I'm not sure why but I think its a linking issue. I've tried it in two different
    browsers and both show the same outcome.

    Look into my site webpage

    ResponderExcluir
  8. Very good information. Lucky me I found your blog by accident
    (stumbleupon). I have saved it for later!

    Take a look at my page web site

    ResponderExcluir
  9. Wonderfujl blog! I found it while surfing around on Yahoo News.

    Do you have anny suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I've been trying for a while but I never seem to gget there!
    Appreciate it

    Feel free to visit my web site :: where to buy garcinia cambogia

    ResponderExcluir
  10. The results of everyday Cialis amounts are beneficial and end users do not have to worry about their efficiency.
    They may have typical intercourse because of their associates.
    Once daily Cialis dose can be taken without regard to timing of sexual intercourse the.



    The use of daily Cialis amount aids improve penile erection in males who have erection dysfunction difficulties.
    It blocks an enzyme that decreases the procedure of blood flow
    legislation inside the penis. It breaks down slower than other impotence
    problems treatment medicines in your body.
    Here is the major reason for the more durable effect in your body.


    Also visit my web blog; tadalafil

    ResponderExcluir
  11. Coffee shops accommodate with a certain man of genius
    business deal of Internet connectivity as acme of perfection gadgets asunder hack wifi with andorid from
    your album, such as far as burn phones abstract high-end
    versions of Kindles. Acting advanced to abide able to adapt in keeping with the enterprise plan.
    Banburee resort Koh Samui possesses certain overall of 12 rentals, bipartisan models of
    classification cottages (4 rooms) added twenty-four rooms involving Deluxe rooms, which
    vend to us 45 asleep rooms.

    ResponderExcluir
  12. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall look of your site is great,
    let alone the content!

    My web blog; where to buy garcinia cambogia extract (www.gosonicgo.com)

    ResponderExcluir
  13. Every weekend i used to visit this web page, for thee
    reason that i wish for enjoyment, since this this
    web site conations really good funny stuff too.


    Here is my homepage ... where can i find garcinia cambogia

    ResponderExcluir
  14. Link exchange is nothing else but it is just placing the
    other person's webpage link on your page at proper place and other person will also do same for you.


    Feel free to visit my weblog - sbobet

    ResponderExcluir
  15. I could not resist commenting. Exceptionally well written!


    Here is my webpage ... sbobet

    ResponderExcluir
  16. This website certainly has all tthe information I
    needed concerning this subject and didn't know who to ask.


    Feel free to visit mmy web page ihop coupons (googledrive.com)

    ResponderExcluir
  17. garcinia cambogia With almost everything that seems to be building
    inside this specific area, a significant percentage of opinions are actually fairly exciting.
    However, I am sorry, but I do not give credence to your entire idea, all be it
    radical none the less. It appears to everybody that your remarks
    are generally not completely validated and
    in simple fact you are yourself not totally convinced of your assertion.
    In any case I did take pleasure in looking at it.
    garcinia cambogia

    ResponderExcluir
  18. I always used to study article in news papers but now as I am a user of net so from now I am using net for articles or reviews, thanks to web.


    My web blog :: Reviews on Adonis Golden Ratio (http://theadonisgoldenratioreviewed.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  19. It's actually a nice and helpful piece of info. I am satisfied that you shared this helpful info with
    us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.


    Also visit my web site: m88

    ResponderExcluir
  20. pure garcinia cambogia Justin Bieber is rather talented at a
    really young age, he sings superior as well,.
    pure garcinia cambogia dr oz

    Feel free to visit my web blog; garcinia cambogia for weight loss

    ResponderExcluir
  21. garcinia cambogia reviews dr. oz I totally dig this idea,
    but . . . who writes the first letters you guys or us? (above says, you guys, but the email I
    got just said we write them.) What is the subject matter?

    Can we write about anything? I can imagine this is really a lot cheaper than therapy
    or medication for some people today. Can we include photos of our cats?
    How about recipes for vegan cupcakes? There can be a chance I may possibly have interesting things to write about.
    What is the statistical probability that the reader will care?
    Great idea! You are all amazing. Please advise.

    whole body garcinia cambogia reviews

    ResponderExcluir
  22. garcinia cambogia reviews before and after Sup, this is truly great posting.
    I really enjoyed. But there are many of off topic comments.

    I really advise you to get rid of or something like that.

    That is only my estimation. All the best .! garcinia cambogia reviews gnc

    my web site pure garcinia cambogia reviews dr oz

    ResponderExcluir
  23. garcinia cambogia for weight loss I wanted to express to you personally you have genuinely helped us simply
    by creating this amazing posts. We were able to take your so useful tips
    and put it to quite very good use. I would really like to convey my admiration and wish to
    inform your followers they are so fortunate to possess someone like you making terrific content.
    I look forward to studying more helpful articles like this from you in the future.
    Once more, many thanks so much for your extremely helpful posting.
    We have added your feed and book-marked you
    web-site inside my social bookmarking website. Cheers!

    dr. oz garcinia cambogia extract natural weight loss for you

    ResponderExcluir
  24. garcinia cambogia reviews Thanks, I’ve recently been looking for info approximately this subject for a long time and yours is the best I’ve found out till now.
    However, what about the bottom line? Are you certain about
    the supply? garcinia cambogia reviews

    ResponderExcluir
  25. This excellent website certainly has all the info I needed concerning this
    subject and didn't know who to ask.

    My web site; oakairportdoortodoorshuttle.com ()

    ResponderExcluir
  26. pure garcinia cambogia reviews Dead written content , appreciate it for entropy.
    miracle garcinia cambogia reviews

    Also visit my site; natural garcinia cambogia reviews

    ResponderExcluir
  27. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
    Also, I have shared your website in my social networks!

    Here is my webpage :: Payday Loans Kingston

    ResponderExcluir
  28. You are so cool! I don't think I have read a single thing like
    this before. So great to discover another person with
    some original thoughts on this issue. Seriously..
    many thanks for starting this up. This web site is
    something that is required on the web, someone with a bit of originality!


    Also visit my web blog ... lexushybrids-asia.com

    ResponderExcluir
  29. garcinia cambogia reviews before and after Wow, great
    blog post.Really looking forward to read more.

    Great. garcinia cambogia reviews dr oz

    ResponderExcluir
  30. reverse lookup Great – I should definitely pronounce, impressed with your web site.

    I had no trouble navigating through all the tabs and related information ended up
    being truly simple to do to access. I recently found what I hoped
    for before you know it in the least. Reasonably unusual.
    Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme .
    a tones way for your client to communicate.
    Excellent task. reverse lookup address

    ResponderExcluir
  31. reverse phone lookup reviews Hey, nicely done! I esteem whatever you enter, as a result I will maintain successive your blog.Go on with your style!
    reverse phone lookup reviews

    my web-site; reverse phone lookup free name results

    ResponderExcluir
  32. Only released our special Clash of Clans Hack device, cheats in addition to triche.
    consequently make sure you buy your copy currently.

    We get thousands of visitors every day all wishing to find them.
    So , there must be an exit strategy to reward those that were willing to devote
    hook effort that will help us with just a minimum of one from the delivers.
    Instead of selling the following application lets
    you take advantage of free infinite gems, many of us decided to allow it to
    be readily available for free in order that anyone
    by any portion of the earth should have an equal opportunity of setting
    it up.

    Here is my page :: candy crush saga cheats - http://cheatssaga.tumblr.com/,

    ResponderExcluir
  33. cell phone look up Hello.This post was really fascinating,
    particularly because I was investigating for thoughts on this subject last Saturday.
    free cell phone lookup

    Also visit my web blog :: free reverse cell phone lookup

    ResponderExcluir
  34. reverse lookup address Document deliver these virtually every night, along with so
    very nice. You’ll need that´lenses much less than superb would be the fact the particular rift platleg isn´longer
    which high much more. reverse lookup phone number

    ResponderExcluir
  35. free reverse phone number lookup with name Nine times out of Ten I will guess this website
    is powered by Blogengine. Mostly because there are a lot of not really related comments people posted.
    You do run a fantastic website, but I strongly recommend to call the cleaner here because there’s a lot of
    sp** posts here Well, till you get this done bye =) reverse phone number lookup usa

    ResponderExcluir
  36. reverse phone lookup yellow pages *Needed to compose you a tiny note to
    finally thank you very much yet again for your personal splendid methods
    you have discussed above. It is strangely open-handed with people like you to provide publicly all that a number of people would have
    marketed as an electronic book to generate some bucks for their own end, primarily now that you could possibly have tried it if you
    ever wanted. These inspiring ideas likewise acted like
    a fantastic way to know that the rest have the same dreams really like my personal own to see
    a whole lot more concerning this problem. I’m
    sure there are thousands of more enjoyable times
    in the future for many who check out your blog.

    reverse phone lookup free name

    Here is my web page: reverse phone detective

    ResponderExcluir
  37. Appreciation to my father who shared with me on the topic of this website, this web site is in fact
    remarkable.

    Feel free to surf to my webpage ... Capture His Heart Review
    (CaptureHisHeart-Reviewed.Blogspot.Com)

    ResponderExcluir
  38. You can definitely see your enthusiasm in the articdle you write.
    The sector hopes for more passionate writers such as yoou who are nnot afraid to
    mention how they believe. All the time follow your heart.


    Here is my page; investing in silver (Www.presbyteryofdumfriesandkirkcudbright.org.uk)

    ResponderExcluir
  39. Merely released our unique Clash of Clans Hack device, cheats in addition to
    triche. therefore ensure you ensure you get your copy currently.

    We have countless visitors daily all hoping to make them. So ,
    there would have to be a way to get rid of it to reward individuals that were prepared to put
    in a slight effort which help us with just a minumum of one from the provides.
    As opposed to selling this application that allows you to reap the benefits of free indefinite gems,
    most people decided to enable it to be designed for free so
    anyone out of any perhaps the entire world should have the same probability of bringing it.


    My page: minecraft crack

    ResponderExcluir
  40. miracle garcinia cambogia reviews Thanks for your write-up.
    I would like to comment that the first thing you will need to conduct is to see if you really need fixing credit.
    To do that you must get your hands on a duplicate of your credit history.
    That should really not be difficult, since the government makes
    it necessary that you are allowed to get one free
    of charge copy of the credit report per year. You just have to ask the right individuals.
    You can either browse the website for the Federal Trade Commission or
    even contact one of the major credit agencies immediately.
    natural garcinia cambogia reviews

    Take a look at my webpage - garcinia cambogia reviews and side effects

    ResponderExcluir
  41. pure garcinia cambogia extract Fantastic web page design, even better page.
    One in support of thing is actually, I are already
    creating a small amount of trouble mentioning this great site, undecided whether
    or not it’s my own connectivity or perhaps what. Appears similar to other responders may be obtaining identical issue.
    Was looking for info anyhow! Cheers, Mate!
    garcinia cambogia extract gnc

    My webpage dr oz garcinia cambogia extract

    ResponderExcluir
  42. Simply released our one of a kind Clash of Clans Hack instrument, cheats
    as well as triche. and so be sure to get a copy right now.
    We get a large number of visitors daily all wishing to
    have them. Therefore there would have to be a way
    out in order to reward those that were willing to store a
    small effort to help us with just a minimum of one
    in the gives. In place of selling that application that
    allows you to take advantage of free indefinite gems,
    we all decided to make it intended for free so anyone from any area of the entire world
    should have an equal chance of bringing it.

    Feel free to surf to my web-site ... pirater un compte facebook

    ResponderExcluir