terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Futuro dos Games(X360 e PC)


Postado em maio 19, 2009 por fabio goulart


Sim amigos,
A algum tempo atrás, eu tinha publicado essa matéria, mas devido a um monte de fatores acabei não a continuando…Fiz algumas modificações no texto e gostaria de dizer que sexta-feira publicarei a continuação.
-Não podemos negar que enquanto muitos de nós estão juntado os cascalhos para comprar um com console 7gen( Wii, PS3, x360) ou para dar aquela turbinada no PC, as empresas responsáveis pela criação de nossos amados consoles já estão pensando e trabalhando na produção e desenvolvimento de tecnologias que só serão utilizadas nos consoles de Oitava geração.
-Muitos gamers ficam indignados com tal postura das empresas, mas quem joga vídeo game a mais de 18 anos como eu, sabe que essa é marcha constante e ininterrupta dos consoles e que cada geração dura em média 5 a 6 anos apenas.
-Pensando nisso, resolvi ´´especular“ sobre esse futuro que nos aguada…
Então:
- Vamos parar para pensar, Qual será o futuro dos atuais consoles a partir de 2012 e como será Seus sucessores.
…Hoje vou falar(novamente) sobre os PC e Xbox 360.

PC
-Previsões: Após a desaprovação massiva dos usuários do Windows Vista, a Microsoft tratou de desenvolver o mais rapidamente o novo Windows 7. Para nós jogadores esse SO realmente promete milagres, primeiramente será um sistema tão leve para os padrões atuais quanto o XP, porém com funcionalidade muito superiores as do Vista. Além de deixar o CPU mais livre para a execução dos games, ele contará com o DX11, plataforma que (possivelmente) permitirá que o GPU da placa de vídeo processe dados da AI, sendo assim, além de aumentar a possibilidade do desenvolvimento da ´´personalidade e inteligência“dos personagens, CPU ficará mais leve permitido que os jogos ganhem mais detalhes e atinjam um patamar gráfico que ainda é inimaginável com o Windows Vista.
-O que será dos atuais PCs ??? Nenhuma placa de vídeo existente atualmente dá suporte REAL a esses recursos(nem as HD4000 2x nem as GF 250), sendo assim a AMD e a Nvidia ainda estudam a melhor maneira de desenvolver seus próximos GPUs. Como a previsão do lançamento de tais placas é para 2011, é provável que bem poucas desenvolvedoras de jogos lancem games que não dêem suporte para placas como as GF 9000 e HD4000 por mais um bom tempo. Acredito que um PC que hoje ´´roda tudo no máximo“ ainda tem uma longa vida útil e suportará os mais novos lançamentos pelo menos até 2014. Minha dica para quem quer montar um super PC agora, é montar uma maquina sem muitas esperanças de fazer um ´´Up“ daqui um 4 ou 5 anos, pq é provável que tenhamos uma mudança radical nos soquetes de CPU e slotes das Placas de Vídeo.
X360
-Previsões: Recentemente, a M$ domina o mercado de games ´´hardcores“ prova disso é o apoio das 3part no desenvolvimentos de games para M$ e a constante migração de franquias antes exclusivas para PS para o x360. Na próxima geração é provável que a M$ ande na contramão dessa tendência e invista pesadamente no publico mais casual que atualmente não se cativa com ´´a caixa suprema“. Um dos maiores trunfos da dos XBOX sempre foi sua rede virtual conhecida com XBOX LIVE. É provável que ela se Xpanda expanda ainda mais na próxima geração, e que o x720 siga a linha Zeembo e não possua nenhum tipo de mídia sendo assim os games ficariam seguros contra a pirataria num servidor da M$ além de ficarem com a distribuição muito mais barata e etc. Na parte gráfica podemos ter certeza que teremos mais uma vez o que há de melhor em tecnologia, porém com muito mais segurança, para evitar o verdadeiro fiasco que foram os constantes problemas dessa geração como 3rl por exemplo. Quanto ao hardware é provável ele perca a nada simpática aparência de caixa e que tenhamos uma porção de periféricos, como câmeras de sensores de movimento, microfone, etc, para agradar os jogadores casuais e expandir a jogabilidade dos hardcores. Não se espante se surgirem perisféricos no estilo Wii e games casuais ainda no x360!!! Outra tendência para o x720, será a expansão da possibilidade de cada usuário desenvolver seu próprio game e publicar na LIVE, além de contar com diversos recursos de comunicação e entretenimento como VOip e comunidade de relacionamento utilizando os Avatares . Em resumo o x720 não será apenas um ´´up“ do 360, a M$ está se preparando muito bem e tende a lançar algo para revolucionar o mercado de consoles (algo que de fato nunca fez até agora…)
-O que será do atual Xbox360 ???
Acho que nunca houve antes na história um VG que apresenta-se tantos problemas técnicos graves quanto o 360. Porém acho que essa não será a maior pedra no caminho da longevidade do 360…
Visando dar o pulo do gato e conseguir uma série de franquias que não tinha interesse em produzir games para o primeiro Xbox a M$ lançou precocemente no final de 2005 o x360. O console tinha um Hardware muito a frente do seu tempo, para não prejudicar o desenvolvimento de jogos a M$ usou a cabeça e formulou uma plataforma de desenvolvimento muito simples e parecida com a dos PC da época. A estratégia deu duplamente certa, pois o 360 atraiu a quase todas as grandes produtoras por ser fácil de programar e ter um excelente poderio gráfico.Com isso, ganhou boa parte dos jogadores hardcores, o que possibilitou a migração de franquias exclusiva do PS2 para a caixa.
Vc deve estar agora se perguntando:´´Mas no que é que isso pode influenciar no fim precoce do 360 ???“. Simples, no final de 2008( quatro anos antes do termino da geração) o console já estava tendo, assumidamente, 100% de seu poder utilizado nos games, isso que limita muito o desenvolvimento de futuros títulos para o 360. É provável que nos próximos 4 anos, diversas produtoras migrem novamente para o PS3 que ainda tem muito mais lenha para queimar(mesmo que tecnicamente muitos acreditam que hardware do PS3 e 360 tem o mesmo poder). Com a migração das franquias, haverá inevitavelmente a migração dos jogadores, pois a M$ começou a investir muito tarde no carisma como Avatares e personagens icônicos(algo que a Nintendo já faz a tempos)…Por fim o lançamento do x720 virá como ´´a pá de terra final“ do 360, pois como seu foco sempre foi games hardcores e com gráficos supremos,
Qual será o sentido a M$ continuar a subsidiar um console que se tornou fraco e obsoleto comparado com x720 e os outros consoles 8Gen???Sim esse será o fim do 360, ou em outras palavras, suas características que levaram ao sucesso no inicio da vida, serão as responsáveis por cavar sua cova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.