terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Futuro dos Games – Wii e Wii2


Postado em maio 22, 2009 por fabio goulart


-Está começando mais um capitulo de minha matéria sobre o futuro dos atuais consoles e da reflexão sobre os a próxima geração de consoles. Eu tinha prometido publicar o texto falando sobre a Nintendo e a Sony, mas devido a motivos de força maior(TEMPO), essa semana vou especular apenas sobre o Wii e seu sucessor…Valerá a pena.A matéria de hoje está super completa, longa e interessante !!!

-Não podemos negar que enquanto muitos de nós estão juntado os cascalhos para comprar um com console 7gen( Wii, PS3, x360) ou para dar aquela turbinada no PC, as empresas responsáveis pela criação de nossos amados consoles já estão pensando e trabalhando na produção e desenvolvimento de tecnologias que só serão utilizadas nos consoles de Oitava geração.
-Muitos gamers ficam indignados com tal postura das empresas, mas quem joga vídeo game a mais de 18 anos como eu, sabe que essa é marcha constante e ininterrupta dos consoles e que cada geração dura em média 5 a 6 anos apenas.
-Pensando nisso, resolvi ´´especular“ sobre esse futuro que nos aguada…
Vamos lá, porque ninguém pode parar a marcha do tempo !!!
Wii
- Até a atual geração, a Big N vinha de dois fracassos comerciais chamados N64 e Game Cube. São vários os fatores que levaram a Nintendo a perder o posto de numero 1° do mercado com o SNES e chegar a lanterninha com o Game Cube. Muitos gostam de atribuir a queda da Nintendo a escolhas errada das mídias, mas essa não é minha total opinião.
- Desde os tempos do NES 8-bits sempre se viu uma Nintendo que costumava a decidir a viabilidade de seus jogos e consoles. Boa parte das grandes inovações no mundo dos consoles venho dela, ou ocorreu em uma de suas plataformas. Foi ainda na erra 16-bits que surgiu a expressão:´´A Nintendo cria e as outras copiam“. O Problema é que a Big N começou a exercer uma espécie de censura a tudo que era diferente de sua vontade, que não se lembra daquele Mortal Kombat sem sangue ou do Super Mario 2 Doki Doki Panic ??? Tal postura gerou um desconforto para a concorrente Sega, que à acusou de abusar de poder para que as desenvolvedoras 3part criassem games de acordo com seus interes e sempre privilegiado os consoles NES e SNES.
- Não sei essa erra a total verdade, mas o que aconteceu é que a Nintendo realmente achou que ditaria as regras na 5 geração de games, desenvolveu o N64 de acordo com sua vontade, GPU de 64-bits, cartuchos e etc… Criar um game realmente multiplataforma na 5 geração era basicamente impossível, as 3part deveriam criar um game para PS e um outro quase todo diferente para N64. Com o tempo, foi provado que produzir um game em cartucho erra muito mais difícil e caro que produzir um em CD. Isso foi afastando as desenvolvedoras e a Big N começou a perder\deixar de ganhar franquias e títulos importantes.
- Com a proximidade da 6° geração a Nintendo continuava se achando a ´´dona da cocada preta“ e mais uma vez relutou contra as tendências de mercado. Primeiramente não acreditou que seria legal se o console utiliza-se DVD para jogos e Filmes( uma pitada de MEDO da pirataria e do uso de seus consoles para assistir filmes Pornô e de violência), secundariamente chegou a afirmar que os gamers não estavam interessados em jogatina on-line. O resultado foi um Game Cube totalmente OFF-Line rodando apenas mídias de Mini-DVD que comportavam menos da metade dos arquivos de um DVD normal. Na pratica isso resultou na debandada de usuários, produtoras e franquias. Quem irá se esquecer da ida de Resident Evil 4 para o PS2.

- De pois disso Venho a 7° geração e vocês sabem bem o que aconteceu…Sem o apoio das 3part a Nintendo precisava inovar o mercado. Visto que o mercado encontrava-se restrito a jogadores típicos de vídeo game ( hoje chamados de hardcores), ela parte em busca da abertura de caminhos que atraiam aquelas pessoas que não estavam acostumadas a jogar. Para isso cria uma rede on-line teoricamente segura conta pedófilos, Mídia DVD, Resolução não HD, um hardware barato e confiável…e os incríveis controles sensíveis ao movimento…No final das contas o Wii se saiu melhor do que todos esperavam, em 2 anos se tornou o console que mais rápido vendeu com mais 50.000.000 unidades ( todas elas não subsidiadas, o que significa: Lucro puro para a Nintendo)
- Chega de Blá, blá, blá e vamos especular sobre o próximo console da Nintendo!!!
- Quanto ao nome pode Ser WII, Wii2, 2Wii, Hipe-Nintendo, Nintendo512…e isso pouco importa e é basicamente imprevisível. O que é basicamente certo é que a big N precisa recuperar as 3part e que não fará isso com o atual Wii.
-Na próxima geração ficará ainda mais caro o desenvolvimento de jogos. Sendo assim será de interesse de todos que os games sejam lançados na mesma versão para o maior numero de plataformas possível. Assim sendo o Wii2 deverá ter uma capacidade de processamento basicamente igual ao PS4 e ao X720. É provável que o Wii2 utilize as mesmas CPU e GPU do X720, isso seria benéfico para a AMD, M$ e Nintendo, pois seriam fabricadas peças em uma escala maior, o que permitiria a redução do custo de produção de Hardwares para todas as empresas e o desenvolvimento simultâneo de games multiplataformas. Se essa previsão estiver correta, o custo do desenvolvimento de uma jogo como PES ou FIFA pode ser drasticamente reduzido, pois bastaria mudar os controles entre a versão de um console e do outro.

-Os Controles sensíveis ao movimento estão ai para ficar e mais uma vez devem ser o grande diferencial do Wii2. Embora muitos acreditem que teremos controles com sensores mentais e a abdicação total dos botões, acho que a Big N NÃO deve seguir esse caminho. É basicamente certo que o próximo console venha com câmera e microfone embutidos (tanto para melhorar a comunicação entre os hardcores, tanto para aumentar a diversão dos casuais). Mas em respeito a quem ainda está apenas se adaptando a nova forma de jogar, acho que o teremos será um update dos atuais controles do Wii ( algo que como aconteceu entre o N64 e o GC). Creio que teremos algo como um “duplo Wii remote “, dois pointers, mais botões e todos eles com função analógica, maior sensibilidade de movimentos, dupla vibração, um pouco mais leve e com bateria interna. Outra possibilidade é que o controle tenha um pequena tela sensível ao toque, afinal o NDS e o IPhone são sucessos absolutos e talvez a Big N tente levar esse sucesso aos consoles de messa. Há quem diga que a Nintendo inova numa geração e apenas evolui sua inovação em outra, acho que essa é exatamente a tendência para o Wii2.

- O atual Wii começou basicamente OFF-line, com o tempo foi ganhado novas funções, mas a big N ainda precisa percorrer um bom caminho para chegar ao ponto que hoje encontra-se a M$ em relação a qualidade dos serviços on-line. Certamente o Wii2 terá uma rede tão completa como hoje tem o X360, com DLC, games independentes, jogatina coletiva sem lags, compra e download de games, comunicação por voz e imagem etc…Pra quem odeia os wii friend code pode comemorar!!! Com a desaprovação total do sistema, é basicamente certo que esse sistema seja excluído no próximo console. Mas como a empresa criadora de Mario sempre está preocupada com a segurança das crianças (que queira ou não queira, é um boa fatia dos donos de Wii), O Usuário do Wii2 continuará sem a possibilidade de comunicar-se com pessoas estranhas. Talvez para agradar quem tem o interesse em conhecer novas pessoas a Big N crie um game com classificação +18 onde se possa comunicar-se livremente ( mas realmente acho pouco provável).Devemos admitir que a Nintendo está uma geração atrás nos serviços on-line, então não deve criar nada de muito inovador como abdicação da mídia física ou alguma coisa do tipo.
- Com uma rede on-line emergente a Nintendo fica restrita a basicamente 3 escolhas de mídias para o Wii2. A primeira seria continuar o DVD, acho pouco provável, pois existem alguns games da atual geração que já utilizam mais de um DVD9. A Segunda e mais provável opção é o BL, com a capacidade de 50GB e baixo custo de produção ele deve estar no ´´auge da moda“ em 2012. A terceira opção seria um Novo tipo de cartucho baseado nos cartões SDHC, embora mais caro, teria a vantagem de um acesso direto aos dados gravados,o que implica em menos tempo de load. A Nintendo costuma a sempre errar nas escolhas das mídias de seus consoles, prefiro não comentar qual será a sua próxima escolha.
***Que atire a primeira pedra aquele que nunca assoprou uma ´´fita“.

- E o que acontecerá com o atual Wii após o lançamento do Wii2 ???
- Me atrevo a dizer que o Wii é o único console que tem a real capacidade de continuar vendendo após o lançamento da nova geração. Os motivos são lógicos e evidentes:
1° O publico alvo do Wii é o publico casual, pessoas que não estão acostumadas a jogar vídeo game.
2° O Publico casual não está preocupado com a qualidade gráfica do jogo, isso é provado pelo alto nível de venda de games casuais dotados de gráficos medonhos.
3° O Publico casual compra seus games casualmente, sem se preocupar se ele é lançamento ou não, a prova disso é o fato tais games costumam a vender muito mal em seu lançamento e ir ´´pedalando rumo aos milhões“ com o passar dos dias.
4° O Wii já provou que mesmo sem lançamentos de peso vende muito bem.
5° O Wii não é subsidiado, mesmo que não venda jogos a Nintendo não tem prejuízo.
Conclusão: Com a chegada da nova geração de consoles, todos os consoles atuais tornar-se-ão ultrapassados e obsoletos(o Wii até mais que os outros). Mas como tem como alvo um público que compra o console mesmo sem esperar grandes títulos, não está preocupado com a qualidade gráfica , compra jogos sem se importar se ele é lançamento ou não e etc…A Nintendo pode continuar vendendo o Wii pelo tempo que bem entender que continuará a verde-lo bem e lucrando. Claro que não venderá os Milhões que vende hoje, mas poderá vender tão bem ou melhor que o as vendas do PS2 atualmente.
Foto Acima:
Publico alvo do Nintendo Wii se divertindo Horrores !!!
Esses são meus palpites acerca do Wii e do Wii2 !!! Quais são os seus ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário