segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Filosofia, suas eras e Áreas (aula dia 1/09/2010)

Vimos ao longo semestre que filosofar é natural e que todos podemos e devemos filosofar., porém devido a "correria" da do nosso dia a dia, acabamos por ter pouco tempo para filosofar, e por isso mesmo eu comentei que ser filósofo é um titulo para poucos e bravos homens.


Agora observe e responda:

-Qual das imagens abaixo representa melhor um filósofo?

1. O pensador

Pensador filósofo

2. O homem que carrega o mundo

homem carregando mundo nas costas


Normalmente as pessoas acham que o filosofo é “O pensador”, o homem que se isola do mundo e cria um monte de teorias confusas e complexas, criando problemas para questões simples do dia a dia. De fato o bom filosofo se isola de todos e cria suas teorias dentro de sua própria cabeça, isto pois não existe uma comunidade de filósofos tal como existe uma comunidade cientifica.

Porém a imagem mais adequada para representar o filósofo é a do homem carregando o mundo nas costas... Isto porque as teorias que o filósofo desenvolve em sua época acabam por determinar as mudanças que o mundo sofre no futuro. Podemos observar exatamente isto quando damos uma olhada nas eras das filosofia.



1- A filosofia antiga surgiu no final do século VII a.C com homens que não mais acreditavam que os mitos e a religião poderiam explicar o mundo. Entre os primeiros filósofos estão Tales de Mileto, Pitágoras, Demócrito e Heráclito. Este primeiro momento da filosofia chamamos de Período Pré-socrático da Filosofia Antiga.

2- O Pensamento destes filósofos pré-socráticos mudaram muitas coisas nas sociedades antigas e nos séculos IV e III a. C surgem filósofos com Sócrates, Platão e Aristóteles. Estes homens são responsáveis por criar os principais problemas a serem discutidos pela humanidade até hoje. Este período é chamado de Período Clássico da Filosofia Antiga.

3-Depois disso a filosofia se uniu a igreja cristã, fato que incentivou mudanças severas, como por exemplo, a queda do império romano e a ascensão do poder da igreja católica. Tivemos filósofos como Sto. Agostinho, Sto. Anselmo e Sto. Tomás de Aquino. Este período Ficou conhecido como Filosofia Medieval.

4- Como o tempo, a igreja começou a perder o poder e os filósofos foram os primeiros a mostrar que não estavam mais satisfeito com as atrocidades feitas em nome de Deus. Em busca do renascimento dos princípios da filosofia Clássicas, temos nesta época filósofos como Descartes, Kant e Hegel. Este período é chamado de Filosofia Moderna.

5-Além de determinar o fim da idade média, a filosofia moderna determinou a queda da bastilha em 1789 d. C e o inicio da era contemporânea. No atual período temos filósofos como Nietzsche (para muitos o primeiro filósofo do nosso tempo), Heidegger, Wittgenstein, etc... Hoje a filosofia está muito concentrada em resolver problemas da “teoria do conhecimento” e da “filosofia da linguagem”, porém são as crises atuais que nos mostrarão futuramente quais as filosofias que realmente deixarão marcas para o futuro.. Chamamos o atual período de Filosofia Contemporânea.



***Mas o que estuda a Filosofia que a torna tão especial?

Dentre outras áreas a filosofia estuda:

       Lógica – que verifica a coerência das teorias e dos fatos.

       Ética- Que estuda o que é certo e o que é errado na vida em sociedade.

       Metafísica- Que estuda o que é o ser, deus e outros objetos imateriais.

      Antropologia- Que estuda o Ser humano e a humanidade como um todo.

      Estética- Que estuda o que é belo e porquê e considerado belo ou agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.